Coluna Evangélica

Boas Novas – A pessoa do Líder

02/05/21 - 08:31

Por Fátima Massula Dutra

Fátima Massula Dutra

Liderar não é uma questão de estar numa posição, de ter poder, mas é influenciar pessoas por aquilo que somos. Um líder deve ser coerente e viver aquilo que fala. As pessoas seguem os líderes pelo que eles são. Na época de Jesus quem tinha o maior poder era César, o imperador romano, depois o governador Herodes e em seguida Pilatos. Hoje, contudo, dois mil anos depois, só Jesus, entre eles, possui milhões de seguidores, pois Ele tinha a habilidade de influenciar pessoas por Sua coerência. Ele mudou o mundo sem exercer poder, só influência. Sua influência foi de tal valor que foi capaz de dividir a contagem do tempo entre o antes e o depois. 

A pessoa do líder está definida em seu caráter. O caráter é o que ela é. Uma pessoa pode receber muitos dons, mas o valor de seu serviço dependerá de seu caráter. Deus leva a sério o assunto caráter. Nosso caráter conquista a confiança dos outros. Somente um bom caráter assegura sucesso duradouro de pessoas. O caráter saudável comunica credibilidade e consistência. A habilidade pode levar você ao topo, mas manter-se lá é necessário o caráter.

A história de José, o governador do Egito, é uma das mais fantásticas da Bíblia. Antes de ser governador, sua pessoa foi moldada, seu caráter foi trabalhado pelo Senhor através de várias circunstâncias. Primeiro, seus irmãos, com inveja, o venderam, sendo José levado ao Egito como escravo. Lá chegando, foi parar na casa de Potifar, que tinha uma mulher com desejos adúlteros, por quem foi tentado. Nessa prova saiu vencedor, aprendendo a ter domínio próprio. Contudo foi parar na cadeia e ali ficou por dois anos. No cárcere tornou-se assistente do carcereiro, o qual lhe atribuiu tarefas que desempenhou muito bem. Aprendeu a servir as pessoas, a conhecer seus sofrimentos e angústias. Na prisão, interpretou os sonhos dos companheiros e, por causa disso, foi levado à presença de Faraó. Faraó se agradou de José e fez dele o segundo homem do reino (Gênesis 41:40-44). Seu caráter foi forjado pelos sofrimentos por que passou antes de chegar à fase do liderar. 

Se você está passando por sofrimentos hoje, saiba que Deus pode estar aperfeiçoando seu caráter para que um dia você possa ser um bom líder, coerente, que vive aquilo que fala. Que o Senhor Jesus te abençoe! Amém!

Fátima Massula Dutra

Veja Mais