Coluna Evangélica

COLUNA EVANGÉLICA

19/06/22 - 08:00

Fátima Massula Dutra
Fátima Massula Dutra

Por Fátima Massula Dutra

Boas Novas – O Caminho Para Um Viver Exemplar

O Apóstolo Paulo foi um dos personagens mais marcantes da história cristã. Sua vida impressiona todos que a conhecem. Antes da sua conversão, quando ainda se chamava Saulo, ele era perseguidor implacável da Igreja. Porém houve uma virada na sua vida, a ponto de se tornar exemplo a ser seguido pelos cristãos. Paulo mostrou, não em palavras, mas por meio de ações, que a verdadeira espiritualidade é evidenciada por um viver exemplar e de acordo com a vontade de Deus.

Se a vida de Paulo é referência para nós, sua segunda carta aos coríntios é fundamental para que sigamos seus passos e trilhemos a mesma jornada de transformação que ele trilhou. Essa carta é como se fosse a sua autobiografia, um livro aberto sobre sua vida no qual podemos aprender com suas experiências e sentimentos. Nela podemos notar um homem que flutuava entre a coragem e o temor, a ousadia e a hesitação, um contraste entre a alegria e a tristeza, a humilhação e a exaltação, e como alguém fraco e inútil que foi usado por Deus para manifestar Sua graça e poder (2 Coríntios 4:7-12; 16-18; 6:4-10; 12:9).

Em 2 Coríntios Paulo nos mostra que, apesar da tristeza e da tribulação pelas quais passamos na vida, como cristãos sempre contaremos com o conforto e consolo de Deus (1:3-5; 2:7; 7:6-7,13; 13:11). Além disso, podemos aprender com sua experiência que os espinhos são meios pelos quais podemos desfrutar da graça divina que é suficiente e pode ser entendida como a força divina para superar as adversidades humanas (12:7-9). Algumas características de um homem espiritual à luz da experiência de Paulo em 2 Coríntios: ser capturado por Cristo (2:14); ser uma carta (3:3); ser um espelho (3:18); ser um vaso (4:7-10); ser um embaixador (5:20); ser um cooperador (6:1); ser o templo do Espírito santo (6:14-18; 7:1); ser uma virgem pura (11:2); amar o que Deus ama (11:28; 12:15); provar Cristo como a graça que basta (12:7-9).

Deus deseja fazer em nossa vida o que Ele fez na vida de Paulo. Basta que O aceitemos como nosso Senhor e Salvador e seguir os passos de Paulo. Se tomarmos esse caminho, também seremos transformados e nossa vida se tornará um exemplo a ser seguido por outros. Que a graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos nós! Amém!

Fátima Massula Dutra

Veja Mais