Coluna Evangélica

COLUNA EVANGÉLICA

24/07/22 - 08:00

Fátima Massula Dutra
Fátima Massula Dutra

Por Fátima Massula Dutra

Boas Novas – Jesus Condenado pelo Sinédrio

O Senhor Jesus é o Filho de Deus, mas, para que o plano de Deus Pai fosse cumprido, Ele permitiu que O prendessem: “E os que prenderam Jesus o levaram à casa de Caifás, o sumo sacerdote, onde se haviam reunido os escribas e os anciãos” (Mateus 26:57). Pedro O seguiu, mas também foi nessa ocasião que negou o Senhor três vezes. Ao ser alertado pelo próprio Senhor, Pedro mostrou-se muito intrépido, afirmando que, se preciso, morreria junto com Ele. Mas depois negou conhecer Jesus. Muitas vezes, como Pedro, negamos o Senhor com nossas atitudes. Mas Ele está sempre pronto para nos receber, como depois fez com Pedro.
No Sinédrio os principais sacerdotes procuravam algum testemunho falso contra Jesus, com a finalidade de condená-lo (Mateus 26:59). Essa foi a forma como julgaram o Senhor, com testemunhas falsas. Esse é o julgamento humano. “E não acharam, apesar de se terem apresentado muitas testemunhas falsas. Mas, afinal, compareceram duas, afirmando: Este disse: Posso destruir o santuário de Deus e reedificá-lo em três dias” (Mateus 26:60-61). Então o próprio sumo sacerdote Caifás perguntou a Jesus: “Nada respondes ao que estes depõem contra ti? Jesus, porém, guardou silêncio. E o sumo sacerdote lhe disse: Eu te conjuro pelo Deus vivo que nos digas se tu és o Cristo, o Filho de Deus”. O Senhor não o pôde negar. De fato, Ele é o Cristo, o Filho de Deus: “Respondeu-lhe Jesus: Tu o disseste; entretanto eu vos declaro que, desde agora, vereis o Filho do homem assentado à direita do Todo-Poderoso e vindo sobre as nuvens do céu”.

Com essa declaração de Jesus, o sumo sacerdote rasgou as vestes, declarando que não havia mais necessidade de testemunhas, pois Jesus tinha blasfemado. Mas qual era a blasfêmia? Ele era, de fato, o Filho de Deus: “Que vos parece? Responderam eles: É réu de morte”. Na verdade, essa sentença do sinédrio já estava previamente combinada, uma vez que o julgamento foi totalmente manipulado pelos homens. A partir daí, o Senhor começou a ser maltratado. Cuspiram em Seu rosto, deram-Lhe murros e O esbofetearam. Jesus, como nosso Salvador, sofreu muito por nós. Ele, como Filho do Todo-Poderoso, poderia simplesmente convocar anjos do céu para aniquilar todas aquelas pessoas, mas, para cumprir a redenção por nós, permaneceu calado, sofreu tudo sozinho. Ele tinha um foco: morrer e ressuscitar para edificar Sua igreja. Ó Senhor Jesus!

Fátima Massula Dutra

Veja Mais