Crônicas

Fotos

13/06/21 - 10:47

Por Élida Gontijo

Élida Gontijo

Resolvi fazer umas fotos, aí você pode pensar que fiz fotos de alguém ou algum lugar. Nada disto, quis ser fotografada, mas pode vir a pergunta: comemorando o quê? Uma data marcante? Percebo que tudo na vida, precisa  ter um motivo , uma data, uma convenção social, nada pode ser por acaso, sem data marcada. Não havia data  marcante, pelo contrário; a falta de data me despertou para tal iniciativa, posar para alguém, sorrir, sentir viva, me amar, curtir minhas linhas de expressão, que adquiri durante toda caminhada, rir, perceber a evolução do tempo.

imagem

Nunca fui fotogênica, minhas fotos geralmente saem piores do que sou, fico sempre muito séria, coisa que não sou ou muitas vezes um sorriso bobo, sem graça. Depois de muito tempo descobri alguém que me faz sorrir para as fotos, para as luzes, o foco. A fotógrafa Denise Macedo, pra mim Denisinha, sempre acompanhando muitas datas importantes da minha vida e registrando através do seu lindo trabalho. Agora em plena pandemia, sem data importante, marquei um horário com ela, precisava de um momento de princesa? Modelo? Necessitava de um momento de dar uma parada na rotina que vivo há mais de um ano, precisava urgente de arrumar, maquiar , me sentir bem , encantar com minha imagem diante do espelho. Precisamos nos apaixonar por quem nos tornamos com o passar dos anos. Agradar a nós mesmas, não há como espalhar amor em um mundo tão cruel se não nos amamos.

Foram momentos mágicos, brincadeira de criança, sorrisos, troca de roupas, cenários, minhas filhas na plateia , eram coadjuvantes, pelo menos desta vez. Não tenho muitas fotos como as crianças e os adolescentes têm hoje, muitas etapas da vida guardo na memória, umas com saudades outras nem tanto, acho a fase melhor a que vivo no momento, lógico sem considerar a pandemia, pula este horror, me refiro a ter uma profissão que batalhei muito para estar onde estou e ainda amar o que faço. Tenho dois sonhos realizados que são minhas filhas , razão da minha esperança em dias melhores, meus pais saudáveis com mais de oitenta anos, meus irmãos pertos de mim , uma fé que tem aumentado a cada obstáculo que enfrento, minha escrita que me ajuda também a ressignificar o momento e levar um alento pra quem  segue meus textos semanais. Então minhas fotos deram uma levantada no meu astral, senti um gostinho de paz, acreditei por minutos que a cura tinha chegado a todos que sofrem. Penso ser feliz é muito simples, basta pararmos um pouco e buscar algo que nos coloque numa sintonia suave, leve, na magnitude do amor. Espero fazer mais fotos e quem sabe um dia sentar com meus netinhos e mostrar pra eles que num tempo distante tivemos um tempo triste , mas que também procurei administrar , acreditar , me apaixonar pela vida. Segue a vida, as lembranças , o enamorar-se por aquilo que faz bem. Gratidão Denisinha pelos momentos de magia , retratando sonhos, ,amor, vida.

Junho de 2021.

Élida Gontijo

Élida Gontijo