Crônicas

Portas

01/08/21 - 08:06

Por Élida Gontijo

Élida Gontijo

A vida é repleta de portas, com modelos, cores diferentes. Algumas portas dão passagem a todos, permanecem abertas, outras são bem seletivas, dão passagem de acordo com vários critérios: poder aquisitivo, partido político, time de futebol etc. Algumas portas abrem uma fresta para os poetas verem um pouco da fantasia, do sonho de um mundo diferente. Muitas portas só abrem para as crianças, pois são puras, seu mundo é cheio de sinceridade. Quantas portas não garantem segurança nenhuma, mas abrem passagem, para quem não tem aceitação.

imagem

Penso que existem portas para todos nós passarmos, adoro acordar e imediatamente ir abrindo portas e janelas, deixando o sol entrar, a claridade, a vida. Em celebrações de casamento, muitas vezes fecham a porta principal da igreja, ali atrás está a noiva, carregadinha de amor, sonhos, quando de repente  abre a porta e todos admiram sua beleza . Muitas vezes as portas são abertas com pressa para dar passagem para uma maca, ela traz alguém doente , é preciso abrir passagem , portas se abrem   para salvar vidas.  

imagem

Portas despertam o consumo, abrem para as pessoas comprarem a realização dos seus sonhos não importa qual o produto. Pessoas batem portas, fecham para os amigos, filhos, pais, não querem receber, gostam de casa fechada, ali reina o egoísmo , o isolamento. Há portas uma ao lado da outra e não sabemos qual abrir, qual é a certa ou melhor qual escolheremos como passagem , caminho em nossas vidas. Os ditados populares, as crendices também usam as portas, se queremos que a visita demorada vá embora, nada melhor que colocar uma vassoura atrás da porta.

Realmente há portas e portas, posso relatar milhares, cada uma com sua representatividade, mas penso que até nós podemos ser considerados portas, abrimos nossa intimidade, nossos sonhos, nosso interior para poucas pessoas e muitas vezes fechamos demais, nem mesmo uma fresta para ninguém descobrir o que guarda nosso coração.

imagem

Imagino que Deus fica bem guardado lá no céu e logicamente São Pedro guarda a chave da porta. Quando alguém bate, Deus dá o comando para ele abrir. Em minhas orações peço a ele e Nossa Senhora  que mostrem qual porta preciso abrir em minha vida e qual não devo adentrar.

Sigo abrindo as portas no meu caminhar, fechando algumas quando necessário, mas sempre acreditando que a vida é passagem, caminho, sonho, expectativa. 

Élida Gontijo- julho 2021.

Élida Gontijo

Élida Gontijo