Fórum da Música de Sete Lagoas fortalece o setor e promove ações estratégicas

09/06/23 - 15:00

O Fórum da Música de Sete Lagoas, uma organização da sociedade civil dedicada a unir e fortalecer os profissionais da cadeia produtiva da música em nossa cidade, tem como propósito promover a organização e o desenvolvimento sustentável do setor musical local. Por meio de ações conjuntas e parcerias estratégicas, busca proporcionar oportunidades de crescimento, visibilidade e capacitação para todos os envolvidos.

Idealizado pelo artista Leo Guto em parceria com os membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais, Rodrigo Barbosa e Luciana Almeida, o grupo foi articulado por meio das redes sociais e rapidamente começou a planejar ações práticas para o desenvolvimento do setor musical em Sete Lagoas. Com encontros todas as segundas-feiras, às 19h, o Fórum aborda assuntos estratégicos relacionados à cadeia da música na cidade, como a Lei Paulo Gustavo e questões pertinentes aos editais de leis de incentivo e fomento à cultura.

O primeiro encontro presencial do Fórum da Música está agendado para o dia 24 de junho, a partir das 8h, no Teatro Redenção. O evento terá ações voltadas para a formação e networking dos participantes. A adesão é gratuita, porém o espaço possui limitações de público e está sujeito a lotação.

A programação do primeiro encontro do Fórum da Música de Sete Lagoas é a seguinte:

Data: 24/06 (sábado)
Local: Teatro Redenção - R. Monsenhor Messias, 339 - Centro

• 8h - Credenciamento
• 9h - Painel: Planejamento estratégico de carreira artística
A proposta deste painel é apresentar e discutir ferramentas para a construção da imagem de um artista ou projeto, detalhando as etapas desse planejamento e exercitando o passo a passo da elaboração de um plano estratégico.
Convidados: Leo Moraes, Rodrigo Barbosa
Mediador: Roni Magnos

• 11h - Painel: Editais e projetos culturais
O painel tem como intenção orientar os participantes para o desenvolvimento de projetos culturais e negócios criativos, em conformidade com as leis e programas de incentivo à cultura.
Convidados: Marcos Avellar, Silas Prado
Mediador: Leo Guto

• 13h - Intervalo para almoço

• 14h - Assembleia do Fórum
Apresentação do Fórum da Música de Sete Lagoas, leitura do estatuto da associação e eleição dos membros do conselho deliberativo da associação.

• 15h - Coquetel Network
Confraternização dos participantes, com espaço aberto para apresentações artísticas.

• 17h - Encerramento do evento

Com essa ação inicial, o objetivo é realizar a eleição do conselho, a leitura do estatuto, bem como a formalização do fórum como uma associação. Além das ações iniciais, o grupo já possui uma agenda de ações previstas para executar ainda no ano de 2023, que incluem capacitações para músicos e profissionais da cadeia produtiva da música, para os editais das leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2, proposição de audiência pública na Câmara Municipal sobre a indústria fonográfica local e também atividades organizadas do setor, como a eleição dos representantes da música para o próximo biênio do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Sete Lagoas. Para mais informações, acesse o SITE OFICIAL da organização.

 

Veja Mais