Cultura Sete-lagoana

Músico Silas Prado é finalista do Prêmio BDMG

17/05/22 - 14:03

ilas Prado é finalista do prêmio BDMG Instrumental. Foto: Julia Lanari
ilas Prado é finalista do prêmio BDMG Instrumental. Foto: Julia Lanari

Por George Machado

George Machado
@georgemachado1

O músico e pesquisador setelagoano Silas Prado é um dos finalistas do Prêmio BDMG Instrumental, o maior prêmio da Música Instrumental do país. Preste a gravar seu primeiro disco autoral, Silas vai demonstrar durante a premiação, o que a música instrumental afro mineira tem de melhor produzida na atualidade. Com a influência de compositores afro-brasileiros como Letieres Leite, Moacir Santos e Milton Nascimento, Prado vem se destacando com o estilo das suas composições e arranjos. O músico também faz parte de grupos importantes da cena instrumental afro mineira como Babadan Banda de Rua, Pajé e a Nave, Juventino Dias Quinteto e Acauã Ranne e os Cria. 

Nesses anos de existência do Prêmio BDMG Instrumental, instrumentistas, conjuntos, compositores e compositoras de destaque nacional e internacional, assim como tem apresentado nas suas edições, as inovações em termos de arranjo e composição, que renovam a linguagem da música instrumental brasileira”, destaca a comissão de seleção do 21º Prêmio BDMG Instrumental, formada pela violonista Cláudia Garcia, pelo artista sonoro Marco Scarassatti e pelo músico Thiago Delegado. 

O BDMG Cultural divulgou a relação dos instrumentistas classificados para a etapa final do 21º Prêmio BDMG Instrumental, que acontece nos dias 27, 28 e 29 de maio no Teatro Sesiminas, em Belo Horizonte. 

Os 12 artistas finalistas são: Daniel Souza (guitarra), Duo Rodrigo Mendonça e Flávio Danza (flauta transversal e violão 7 cordas), Ezequiel Piaz (violão), Jaiminho Silva (piano), Lucas Ladeia (cavaquinho), Makely Ka (violão), Nara Pinheiro (flauta transversal), Samy Erick (guitarra e violão), Silas Prado (saxofone e flauta), Ulisses Luciano (trompete), Wallace Gomes (violão) e Wellington Gama (bandolim). Cada instrumentista vai defender duas composições autorais e um arranjo, como de praxe na história da premiação, nas três noites da finalíssima. 

O 21º Prêmio BDMG Instrumental vai contemplar quatro vencedores, que serão escolhidos por uma nova comissão julgadora, com o valor de R$ 12 mil e a realização de shows em Belo Horizonte e São Paulo, no projeto Instrumental Sesc Brasil. Também serão escolhidos, como nas edições anteriores da premiação, os dois melhores instrumentistas, dentre todos os músicos participantes.

George Machado

George Machado

Veja Mais