Orquestra Jovem abre inscrições para chamada de novos alunos

Podem participar da seleção crianças e adolescentes de 07 à 16 anos

05/10/21 - 16:14

O processo de seleção é simples e não requer conhecimento prévio em música. O link para acessar o formulário de inscrição está no fim do texto.
O processo de seleção é simples e não requer conhecimento prévio em música. O link para acessar o formulário de inscrição está no fim do texto.

Você tem entre 07 e 16 anos e vontade de participar da Orquestra Jovem de Sete Lagoas? Se as respostas para as duas perguntas foram sim, então fique atento para a oportunidade. Até o dia 10 de outubro, o projeto está com as inscrições abertas para a chamada de novos alunos, com previsão das aulas começarem no início de novembro. O processo de seleção é simples e não requer conhecimento prévio em música. O link para acessar o formulário de inscrição está no fim do texto.

Estarão abertas as inscrições com vagas para todos os instrumentos da Orquestra, que são violino, viola, violoncelo e flauta, além de Teoria Musical obrigatória à todos os alunos. Todos os inscritos para as novas vagas passam por uma avaliação simples. “Antes de fazer a avaliação, o candidato assiste à uma aula com o conteúdo cobrado e só depois ele faz a prova. São conteúdos simples, mais ligados à musicalização e ritmo”, explica o Maestro Ivison Máximo Barbosa.

Como o projeto tem vagas limitadas, a avaliação acabou se tornando o formato adotado para aceitar os novos alunos. “Infelizmente ainda não conseguimos atender à todos que se inscrevem no projeto. A gente fica feliz por saber que tanta gente quer participar da Orquestra Jovem, mas acaba que precisamos, de alguma forma, selecionar os alunos”, observa o Presidente da Associação Cultural de Orquestras – ORQUESTR’ARTE, Marcos Aurélio dos Santos. Nas últimas chamadas o número de inscritos passou de 100 e a expectativa desta vez não é diferente. “No total temos 130 vagas, somando nossos alunos que já participam do projeto e os novos inscritos. Esperamos conseguir ampliar este número nos próximos anos”, revela.

Para se inscrever, o candidato deve preencher o formulário e aguardar as informações da avaliação, que vai acontecer na segunda quinzena de outubro. “É importante quem se inscrever ficar atento ao e-mail cadastrado, inclusive na caixa de spam. As informações sobre os dias, horários e local das provas serão informados por lá”, explica Marcos Avellar, Gestor do Projeto.

Apoio – Com mais de 10 anos de existência, já passaram centenas de crianças e adolescentes pela Orquestra Jovem de Sete Lagoas, se tornando um dos principais projetos culturais e sociais da cidade. Como atividade extracurricular, os alunos e alunas tem aulas de teoria e prática musical, abrindo novas oportunidades sociais, além de um convívio e integração. A orquestra se apresentou em importantes palcos da música clássica, como o Natal Luz em Gramado no Rio Grande do Sul e no Palácio das Arte em Belo Horizonte.

A nova chamada só foi possível com o apoio do Grupo Multitécnica, que patrocinou o projeto através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Referência no agronegócio, o grupo é responsável pela fabricação de produtos direcionados para o mercado de fertilizantes atendendo diversas culturas do campo como por exemplo: soja, café e milho. No segmento de pecuária, fornecendo matérias-primas para fabricação de ração para bovinos, suínos e aves. E aplicações diversas para indústrias de Papel/celulose, detergentes, couro e tratamento de água. “Ficamos muito felizes com esse patrocínio, por ser uma empresa de Sete Lagoas. Temos projetos aprovados nas Leis Federal e Estadual de Incentivo à Cultura. Outras empresas também podem ser apoiadoras deste projeto que encanta tantas pessoas”, informa Marcos Aurélio.

Link para o formulário da inscrição: https://forms.gle/DQXnGd3jPmqXscpN9

Veja Mais