Coluna Evangélica | Boas Novas – O Toque Como Expressão do Amor

12/07/20 - 08:00

Em função da cultura brasileira e características nativas do povo latino-americano, durante este período de isolamento social para combate a pandemia, temos sentido falta da proximidade e contato com as outras pessoas. Fazia parte do nosso dia-a-dia cumprimentar as pessoas, abraçar, estar próximos. Tocar e beijar também eram comuns nos tempos bíblicos do Antigo Testamento, mesmo com algumas restrições, e no Novo Testamento. 

 

Jesus frequentemente tocava as pessoas, motivado por seu amor as pessoas. A Bíblia diz que ele  tocou um leproso (Marcos 1:41), os olhos de um cego (João 9:6) e a língua de um surdo-mudo (Marcos 7:33). O Senhor Jesus também deixava que as pessoas o tocassem: uma pecadora lavou e beijou seus pés (Lucas 7:38) e uma mulher com hemorragia tocou a orla de suas vestes. Lucas 8:43-48 diz: “Certa mulher que, havia doze anos, vinha sofrendo de uma hemorragia, e a quem ninguém tinha podido curar e que gastara com os médicos todos os seus haveres, veio por trás dele e lhe tocou na orla da veste, e logo se lhe estancou a hemorragia. Mas Jesus disse: Quem me tocou? Como todos negassem, Pedro com seus companheiros disse: Mestre, as multidões te apertam e te oprimem e dizes: Quem me tocou? Contudo, Jesus insistiu: Alguém me tocou, porque senti que de mim saiu poder. Vendo a mulher que não podia ocultar-se, aproximou-se trêmula e, prostrando-se diante dele, declarou, à vista de todo o povo, a causa porque lhe havia tocado e como imediatamente fora curada. Então, lhe disse: Filha, a tua fé te salvou, vai-te em paz.” Durante doze anos essa mulher sofreu de hemorragia crônica. Ela aproximou-se do Senhor Jesus de modo diferente: veio por trás dele e tocou a borda de suas vestes. Ele parou e perguntou : “Quem me tocou?” Os discípulos ficaram espantados: como ele percebeu isto? Eles só enxergavam a multidão, mas Jesus sentia a necessidade de cada indivíduo. 

 

Jesus, muitas vezes curou e expressou sua compaixão por meio do toque. Esse gesto transmite empatia, afeição, cura e aprovação. As pessoas que já foram tocadas por Jesus precisam alcançar outras com o mesmo toque. Não há melhor maneira de sentir as batidas do coração de uma pessoa do que abraçando-a. Oremos ao Senhor para sairmos o mais breve possível desta situação que estamos vivendo atualmente. Que Deus tenha misericórdia de nós. Amém!

 

Fátima Massula Dutra

bookafe@setelagoas.com.br

 

Veja Mais