Com nova dinâmica, comércio de BH só volta a abrir na quarta-feira

10/08/20 - 09:20

Tendência é de menos movimento na capital mineira até a reabertura dos estabelecimentos

 

Desde esse domingo, o comércio considerado não essencial de Belo Horizonte está novamente fechado, como parte da nova dinâmica da capital mineira para a retomada da atividade comercial depois do início da pandemia do novo coronavírus. Agora, esses estabelecimentos voltam a funcionar somente na quarta-feira.

 

O novo esquema, definido na última terça-feira, previa esse funcionamento, de três dias (quinta, sexta e sábado) de trabalho por mais três (domingo, segunda e terça) em pausa. A partir de quarta-feira, BH volta para a fase 1 da reabertura gradual do comércio depois de fechamento devido à pandemia do novo coronavírus.

 

A Prefeitura de Belo Horizonte ainda definirá quando e se será necessária uma nova pausa nas atividades. 

 

Veja, abaixo, o cronograma de funcionamento:
 

Segunda semana em diante da fase 1 (a partir de quarta-feira):

 

• Todo o comércio varejista não contemplado na fase de controle: Estabelecimentos de rua, centros de comércio e galerias de lojas: quarta a sexta,  entre 11h e 19h.

 

• Comércio atacadista da cadeia do comércio varejista da Fase 1 (incluindo vestuário): quarta a sexta, entre 11h e 19h.

 

• Cabeleireiros, manicures e pedicures: quinta a sábado, entre 11h e 20h.

 

• Shopping centers, centros de comércio e galerias de lojas: quarta a sexta, entre 12h e 20h. Praças de alimentação funcionarão somente por delivery ou retirada, sem consumo no local.

 

• Atividades no formato drive-in: sexta a domingo, das 14h às 23h.

 

A atividade comercial em BH está limitada desde 20 de março deste ano. Entre 25 de maio e 26 de junho, a cidade tentou flexibilizar a quarentena e liberar o funcionamento de alguns setores do comércio varejista. Porém, a capital mineira voltou à "fase zero" – apenas os serviços essenciais poderiam funcionar – com o avanço da COVID-19 no município e em Minas Gerais.

 

Na última quinta-feira, a Prefeitura de BH informou que o total de casos confirmados chega a 24.115 na cidade, sendo 3.443 diagnósticos em acompanhamento e 20.035 recuperados. A COVID-19 matou 637 pessoas, ainda de acordo com os dados do Executivo.

 

Fonte: EM

Veja Mais