Comércio de Sete Lagoas deve reabrir dia 6 de agosto em nova faixa do Minas Consciente

31/07/20 - 14:48

Conforme boletim epidemiológico desta sexta-feira (31) divulgado pela Secretaria de Saúde, os casos positivos do novo coronavírus em Sete Lagoas subiram 2,5%. Agora, são 859, com mais 21 pessoas diagnosticadas com a doença nas últimas 24 horas; foram 11 mulheres e 10 homens.


A novidade, também divulgada no boletim, é que o Governo de Minas considera que houve uma estabilização da pandemia no Estado, o chamado “platô”, que indica uma estabilidade no número de novos casos e óbitos. Além disso, o Estado também registrou um aumento de quase 72% no número de leitos de UTI em hospitais do SUS nos últimos meses.


Com isso, a proposta do novo Minas Consciente tem alterações para a volta segura das atividades comerciais e econômicas. A divisão se dá entre serviços essenciais (onda vermelha), serviços não essenciais como lojas de artigos esportivos, eletrônicos, floriculturas, autoescolas, livrarias, papelarias e salões de beleza (onda amarela), e serviços não essenciais com alto risco de contágio como academias, teatros, cinemas e clubes (onda verde). As escolas, tratadas como atividades especiais, seguirão regras específicas.


Outra mudança é o desmembramento de 14 macrorregiões em 62 microrregiões, assim, Sete Lagoas e outros 23 municípios saem da macrorregião central e passam a compor microrregião de Sete Lagoas, atualmente com índices mais favoráveis. No dia 6 de agosto cada uma das cidades saberá em qual faixa se encaixarão. 


Serão levado em conta sete indicadores, como taxa de incidência, taxa de ocupação de leitos, número de leitos por grupo de 100 mil habitantes e percentual de aumento de casos serão levados em consideração pelo comitê estadual para definir em qual onda cada microrregião ficará. Cada um desses indicadores terá um peso, e a somatória das notas de cada município e microrregião vai determinar em qual onda ele será inserido.

Veja boletim completo:
 

Veja Mais