Covid-19 infecta mais mulheres e homens são principais vítimas fatais

28/08/20 - 09:33

Levantamento feito pelo Jornal SETE DIAS junto à secretaria municipal de Saúde aponta que a pandemia do novo coronavírus está matando mais homens do que mulheres em Sete Lagoas.

Até o fechamento desta edição (27/8), onde foram levados em conta os números da Covid-19 até a data de 26 de agosto, 26 pessoas foram vítimas fatais da doença na cidade, sendo 15 homens e 11 mulheres. 

 

Levando em conta os dados de Minas Gerais, conforme boletim epidemiológico enviado pela Agência Minas, a título de comparação com Sete Lagoas, os homens também tiveram mais óbitos confirmados. Até o dia 26/8 foram 2.877 vítimas fatais do sexo masculino (57%) e 2.172 mulheres (43%).

 

imagem

 

Dentre os óbitos, 23 vítimas tinham mais de 60 anos de idade e as outras três tinham menos que 60 anos. A média de idade dos pacientes que vieram a morrer por complicações decorrentes da Covid-19 é de 75 anos. Se comparar com Minas Gerais, a média de idade dos óbitos confirmados é de 70 anos, sendo que 68% das vítimas tinham 60 anos ou mais.

Os dados fornecidos pela Prefeitura de Sete Lagoas mostram também que todos os 26 pacientes que faleceram apresentavam comorbidades, sendo as mais frequentes: hipertensão arterial, diabetes, cardiopatias e doença pulmonar obstrutiva crônica. Já em Minas Gerais 73% dos óbitos (total de 5.049 até o dia 26/8) foram de pessoas que apresentavam comorbidades, sendo a maioria relacionada com doenças do coração.

 

imagem

 

Apesar disso, a taxa de letalidade em Sete Lagoas, que indica o percentual de óbitos entre os contaminados, estava em 1,6% (até o dia 26/8). O índice do município é inferior ao apurado no Estado, que é de 2,4%, e em Belo Horizonte, que é de 2,8%. No Brasil, a taxa de letalidade, até a última quarta-feira (26), era de 3,2%. 

 

Outro dado importante é em relação ao total de infectados. Até quarta-feira, eram 1.581 pacientes com diagnóstico positivo para Covid-19. Deste total, 1453 estão curados, o que representa 91% do total. Do total que testou positivo, a maioria são mulheres, com 832 casos, contra 749 homens. A média de idade da maioria dos pacientes que testou positivo está entre 31 a 59 anos, com 895 casos.

De acordo com o secretário de Saúde, Flávio Pimenta, a doença está evoluindo, mas já era esperado. “A abertura do comércio não mudou essa rota, a curva atual. A circulação do vírus é maior e progressiva, o que é natural e esperado. Existe mais pessoas testando em laboratórios particulares. A população economicamente ativa (entre 31 a 59 anos de idade) circula mais e testa mais, daí aparecem com desataque nos números”, explica.

 

imagem

Fonte: Superintendência de Vigilância Epidemiológica / Secretaria Municipal de Saúde/Sete Lagoas. 

Dados até 26/08/2020.

 

Segundo Flávio Pimenta, as empresas também têm políticas próprias de testagem, o que impacta esses números. “Mas o mais importante é em relação à ocupação de leitos, que está estável e dentro do previsto”, afirmou. Até a última quarta-feira a taxa de ocupação de leitos de UTI exclusivos para pacientes com Covid-19 era de 35%.

 

NÚMEROS ATÉ QUINTA

 

Até o fechamento desta edição (27/8), 27 novos casos de Covid-19 haviam sido confirmados, sendo 14 mulheres e 13 homens, elevando o número de casos positivos na cidade a 1.608. Ao todo são 57 pacientes internados em Sete Lagoas por problemas respiratórios. Entre os hospitalizados, são 36 em leitos de enfermaria e 21 em leitos de UTI. A taxa de ocupação de leitos de UTI exclusivos para pacientes com Covid é de 37%. O número de óbitos permaneceu o mesmo: 26.

Veja Mais