Dormir bem, receita de vida saudável

12/08/18 - 14:32

Dormir faz bem à saúde física e mental. Não é novidade, mas, entrando nos detalhes da importância do sono para a vida, a grande descoberta é que a trajetória começa é cedo: afinal, qual o valor do sono para um bebê, para uma criança? Como interfere na condição de ser saudável quando adulto? Como os pais podem evitar o esgotamento com noites mal dormidas pelos recém-nascido? Todas essas perguntas serão respondidas pela consultora de sono materno-infantil, ritmo familiar e mãe Debora Coghi. Ela fará palestra em Sete Lagoas no dia 18 de agosto, na quarta edição do projeto Travessura Convida. As inscrições são gratuitas e já estão abertas pelo www.sympla.com.br. Agora, divirta-se com a entrevista prazerosa que Debora Coghi gentilmente concedeu ao SETE DIAS antes da palestra e fique completamente bem informado participando do evento. Com certeza, suas opiniões sobre o sono não serão mais as mesmas. Boa leitura.

 

 

SD - Sono e saúde:  são absolutamente indissociáveis para o equilíbrio?

DC - Alguém duvida (risos)? Costumo dizer que a criança é metade sono, metade água. Aliás, um pouco mais da metade dela é sono. Uma criança que não tem sua demanda de sono atendida se torna irritada, agressiva, pouco tolerante.  A privação de sono prolongada em uma família é capaz de destruí-la. Por isso, cuidar do sono infantil é a base do equilíbrio e da harmonia familiar.

 

SD - Em qual horário um bebê deve ir para a cama?

DC - Depende da idade dele. Denominamos bebês as crianças de 0 a 2 anos. Quanto mais novo o bebê, maior a necessidade de sono diurno e menor a de sono noturno. Ao longo do primeiro semestre de vida, o bebê passa a diminuir naturalmente a quantidade de sono diurno e então aumentamos seu sono noturno. Uma referência é:  até os 3 ou 4 meses, dormir perto de 21h; de 4 a 8 meses, às 20h. Após essa idade até mais ou menos os 2 anos, dormir em torno de 19h é ideal para garantir a quantidade de horas necessárias para a recuperação da criança e os benefícios de todos os hormônios que atuam no inicio da noite.

 

SD - Quanto tempo um recém- nascido dorme à noite ?

DC - O quanto sua maturidade neurológica permite. Em geral, bebês de até 4 meses têm a capacidade de dormir por no máximo 6 horas seguidas, à noite. Mas o tempo total de seu sono noturno até à idade mencionada deve ser de 9 a 10 horas.

 

SD - Como deve ser o ambiente para que a criança tenha sono de qualidade que lhe permita crescer saudável?

DC - Acredito na construção do ambiente favorável para o bom sono. Quartos infantis devem ter tons neutros em paredes, e nada de muito estímulo visual. A penumbra e o silêncio são sempre bem-vindos, mesmo para as sonecas diurnas, a partir do primeiro mês de vida do bebê. O local onde o bebê dorme deve ser pequeno, aconchegante. Os bebês de até 4 meses necessitam ser enrolados corretamente em casulos para que consigam manutenção de sono.

 

SD - No caso de mães que amamentam, como lidar com as necessidades de ambos?

DC - Trabalhar para que o bebê durma seu máximo potencial de sono permite que a mãe também durma o máximo que lhe é permitido neste momento. Quando um bebê é muito pequeno, ele de fato demanda e necessita amamentação noturna com mais frequência. Mesmo assim, já vi bebês de 2 meses que dormem por 8 horas seguidas, pois são conduzidos com técnicas corretas para o momento de seu desenvolvimento. Não foram deixados chorar e nem tomaram mamadeira, tão pouco fazem uso de chupeta. Apenas foram conduzidos pelos pais que conhecem os segredos do bom sono nesta fase. Cada fase é uma, e cada uma tem seus segredos. Mas em todas elas existem os segredos universais: tomar sol pela manhã, tirar ótimas sonecas durante o dia, diminuir as luzes da casa a partir das 18 h, dormir cedo e tomar um bom banho relaxante antes da cama ajudam crianças de todas as idades a dormirem melhor. Até mesmo os adultos!

 

SD - Qual é o melhor momento de fazer o desmame noturno e como fazê-lo  sem atrapalhar o sono ?

DC - Costumo conduzir desmame noturno a partir do sexto mês de vida, que é quando consideramos que a quantidade de calorias necessárias ofertada durante o dia pode ser suficiente para que o bebê se sinta satisfeito e não precise mais da mamada da madrugada. O desmame noturno feito com estratégia beneficia a todos na família, pois, assim que o bebê atinge maturidade neurológica, ele passa a dormir noites completas. Porém, muitos pontos devem ser observados antes do início do processo e abordarei todos eles com cuidado no nosso encontro na cidade. Lembrando que nenhum bebê dorme a noite toda todos os dias e também que temos muitas fases do desenvolvimento nos primeiros 2 anos de vida que afetam muito o sono das crianças, em geral.

 

SD - Como conseguir seguir uma rotina de sono fora de casa ?

DC - Esse é o mais difícil. A primeira coisa que temos que ter em mente é que pais espertos seguem a mesma rotina diária de horários por pelo menos 5 dias na semana. Isso constrói confiança com as crianças e faz com que tudo fique mais tranquilo e previsível. Se assim acontece, sair da rotina um ou dois dias não deve trazer grandes problemas. Acredito em manejo de rotina aos fins de semana, principalmente se o bebê já dorme bem durante a noite.  Mas forçar a barra demais pode trazer transtornos e situações indesejáveis, como horas de choro inconsolável. Isso se dá especialmente por que crianças cansadas em excesso não conseguem relaxar para dormir e têm a qualidade de seu sono muito afetada pelo hormônio cortisol que subiu em demasia em seu sangue. Atrasar o horário de dormir vez ou outra, tudo bem, mas também não tanto. Acho importante observar a necessidade da criança antes da dos pais, até porque a criança atendida traz tranquilidade para a família. Está fora de casa, mas consegue ajeitar um canto para uma soneca? O faça. Está viajando com as crianças e quer aproveitar um pouco mais da noite? Faça, mas por um dia sim, outro não. Assim, a gente vai encontrando o equilíbrio.

 

SD - Devemos trocar fralda durante a madrugada ? Isso atrapalha o sono ?

DC - Orientamos a troca de fraldas apenas quando o bebê evacua, pois eles não toleram a fralda suja de cocô. Usando uma boa fralda noturna, você não deve precisar trocar, a não ser que ela vaze, deixando molhar a roupa da criança. Neste caso, também se troca. Caso a fralda esteja cheia, mas a criança seca, não oriento a troca pois ela desperta muito o bebê e isso significa mais tempo durante a noite acordados, tanto para os pais como para o bebê.

 

SD - Como seria uma rotina noturna para o bebê?

DC - Quanto mais simples para a mãe, melhor. Para bebês de até 2 anos, oriento a baixa da energia a partir das 18h, mantendo a criança em atividades mais tranquilas, sem muitos estímulos. Nada de televisão ou eletrônicos nesse horário, pois eles prejudicam - e MUITO – a indução e a manutenção do sono infantil. Uma luz baixa, uma musica suave, colo. Um bom banho relaxante, amamentação, uma canção e berço. As histórias entram em cena com muita força a partir dos 2 anos, mas até lá não têm um impacto relevante para a criança.

 

 

QUEM É Debora Coghi - Debora Coghi é mãe do Davi, de 4 anos, e se tornou consultora em rotina familiar e sono materno-infantil após um processo difícil e doloroso de aceitação da maternidade. Sobrevivente da depressão pós-parto, conseguiu restabelecer seu equilíbrio após a adequação do sono de seu filho e compartilha nesta palestra (dia 18/08 em Sete Lagoas) um pouco das suas pesquisas e de suas observações a partir do que vivencia nas visitas a domicilio que realiza para ajudar famílias a reestruturarem o cotidiano após a chegada de um filho. Encontrou na Antroposofia e na Pedagogia Waldorf um guia e uma base sólida para o caminho de equilíbrio que tanto procurou no início de sua jornada. É natural do interior de São Paulo e atualmente mora em Belo Horizonte, mas atende, famílias em todo o Brasil. Debora pode manter diálogo com o público pelas redes sociais: facebook.com/coghidebora e instagram: @debora.coghi

 

 

 

 

Veja Mais