Nova seção Cena Sete-lagoana traz registros do cotidiano

10/09/19 - 11:33

Os fundadores do coletivo: Leandro Malaquias, Renata Ataíde e Leo Drummond
Os fundadores do coletivo: Leandro Malaquias, Renata Ataíde e Leo Drummond

Esta edição do SETE DIAS marca o início da nova coluna "Cena Sete-lagoana", que trará semanalmente uma foto produzida pelos membros do Coletivo Interiorizar, grupo formado por fotógrafos amadarores e profissionais da cidade.

 

O objetivo é compartilhar com o leitor registros de detalhes do cotidiano do município. A cada semana, uma nova fotografia, um novo fotógrafo, um novo olhar e uma inusitada surpresa. “Traremos um recorte semanal de nossa cidade. Cada profissional tem uma maneira singular de enxergar as coisas e é essa diversidade que queremos apresentar para o leitor”, afirma Renata Ataide, do Coletivo.

 

O Coletivo foi formado a partir da iniciativa dos fotógrafos Léo Drummond, Leandro Malaquias e Renata Ataíde. O objetivo era construir um grupo não só de profissionais, mas composto por aqueles que praticassem a fotografia também por hobby. Aos poucos, mais pessoas foram aderindo à proposta. A primeira saída fotográfica foi realizada na Feirinha do Boa Vista, rendendo diversos registros. “A intenção com esse grupo é a troca entre as pessoas. Estamos ali para compartilhar vivências e, ao mesmo tempo, juntos, resgatar o que nossa região tem para oferecer.

 

O interior de nossa cultura é riquíssimo, a proposta é mergulhar nesse universo e registrá-lo”, conta Léo Drummond.

 

A partir do conceito de criação do grupo, começou o primeiro projeto do Coletivo: registrar todo o calendário anual do Congado em Sete Lagoas, manifestação cultural extremamente forte na cidade. A agenda dos eventos era repassada aos integrantes e quem estava disponível se disponibilizava para a cobertura. Assim, surgiu a primeira Exposição do Coletivo: "Interiorizar", composta por fotos impressas no tecido com intervenções de bordados, telas e, ainda, registros em molduras. As fotografias que foram expostas na Galeria Myralda e agora se encontram no Casarão são oriundas da cobertura de algumas das principais festas do Congado, entre elas, a tradicional festa de Santa Helena e Santa Cruz, realizada no dia 4 de maio.

 

Nas últimas semanas o Coletivo participou da programação do Festival Nacional de Arte de Rua com a exposição "Entre Ruas", nas praças da cidade. Por meio de fotografias, vários moradores que trabalham nas ruas de Sete Lagoas foram retratados. As fotos ocuparam cinco espaços da cidade: Praça Tiradentes, Parque Náutico Boa Vista, Praça do CAT, Praça da Feirinha e Praça do Nova Cidade. Entre as pessoas retratadas, estavam figuras conhecidas pelos sete-lagoanos como Bené e Pelé, famosos vendedores de balas da cidade. “O interessante dessa experiência é que quem puder ver essas fotos vai se identificar com aquelas pessoas que foram retratadas ali. Há uma conexão emocional com essas telas”, explica Leandro Malaquias.

 

Parte desse importante trabalho de registro das nossas belezas naturais, do nosso patrimônio e da nossa gente passa a ilustrar também as páginas do SETE DIAS a partir desta edição. Bom deleite!

 

Você pode conferir em todas as edições nossa cena Setelagoana em nosso álbum do facebook, no link abaixo. 

https://www.facebook.com/pg/jornalsetedias/photos/?tab=album&album_id=2577027975699806

Os fundadores do coletivo: Leandro Malaquias, Renata Ataíde e Leo Drummond

Veja Mais