Sanitização de ambientes é importante para auxiliar na prevenção da Covid 19

29/05/20 - 15:48

Foto: Bruna Aguiar
Foto: Bruna Aguiar

A sanitização de áreas públicas e empresas ganhou destaque na mídia nacional quando começou a ser adotada pela China como ferramenta de combate à covid-19. 

 

Aqui em Minas, prefeituras como a de Paraopeba e algumas empresas de Sete Lagoas  também já adotaram o método para auxiliar contra a proliferação do vírus. Segundo recomendação da ANVISA,  para desinfetar os ambientes que podem estar contaminados pelo coronavírus, é importante aplicar os saneantes com registro no Ministério da Saúde. “Neste momento, o serviço de sanitização tem como objetivo  reduzir microrganismos críticos à saúde em níveis considerados seguros, com base em parâmetros estabelecidos. Com a flexibilização dos negócios e a retomada dos setores comerciais, quanto mais medidas preventivas o empresário seguir, mais resguardado estará sua empresa, seus clientes e os seus colaboradores.”, afirma Cezar Tameirão, responsável técnico da Dedetizar Controle Ambiental. 

 

Desde o mês de março, a empresa vem qualificando seus funcionários para prestar esse tipo de serviço e atender a demanda dos seus clientes e região. Assim que a Dedetizar começou a oferecer o serviço, foi feito de forma voluntária um trabalho de sanitização no laboratório montado em Sete Lagoas para a realização de testes da Covid-19. “Já estamos atendendo várias empresas com o processo, mas a aplicação dos sanitizantes não é indicada só para empresas, mas também para espaços públicos e para domicílios.”, conta Cézar.

 

Quando feita, a aplicação ocorre em todas as áreas, mas enfatiza superfícies que tendem a serem mais tocadas como maçanetas, equipamentos, bancadas, botões de elevador, corrimãos, dentre outros lugares. A frequência varia de acordo com o espaço e a quantidade de pessoas que circulam naquele ambiente e deve ser analisado caso a caso pelo técnico da empresa. Em linhas de ônibus, por exemplo, é necessário seja feita diariamente. 

 

O serviço é considerado complementar  as medidas de prevenção do coronavírus, ele não exclui os outros cuidados como o uso de máscaras, limpeza constante do local e higienização correta das mãos, pelo contrário, eles são essenciais para a eficácia da sanitização.  “Fazemos a higienização em um dia, contudo se posteriormente uma pessoa infectada estiver no espaço, o ambiente estará sujeito a uma nova contaminação.”, alerta Cézar. 

 

Na hora da escolha deste serviço, é necessário buscar uma empresa especializada e devidamente legalizada para realizar o processo. A higienização deve ser feita por uma equipe de profissionais capacitados que façam o uso de todos os EPI’s adequados. “Cada área a ser tratada, demanda a utilização de método, produtos e equipamentos específicos”, finaliza Cézar. 

 

imagem

 

 

Veja Mais