Esporte

E lá se foi o Antônio Carlos, um grande nome da comunicação de Poços de Caldas

15/01/21 - 07:44

Por Chico Maia Blog

CHICO MAIA

Com que tristeza ouvi na manhã de hoje o Eduardo Costa informando, na Itatiaia, a morte do Antônio Carlos, repórter de rádio e âncora de TV, dos mais conhecidos e dos mais queridos do Sul de Minas. Nos conhecemos no início de nossas carreiras, em 1979, nos preparativos para transmissões de grandes jogos do Atlético, Cruzeiro e América contra a Caldense ou Rio Branco de Andradas, pelo Campeonato Mineiro, em Poços, Andradas e em Belo Horizonte.  Sempre prestativo, era dos primeiros a oferecer ajuda na instalação de equipamentos no Estádio Ronaldo Junqueira, na busca por um hotel ou em alguma dificuldade que tínhamos com algum equipamento. Normalmente eram quatro rádios de Belo Horizonte cujas equipes se deslocavam para acompanhar os times: Capital, Itatiaia, Guarani e Inconfidência. Assim como eu, o Antônio Carlos era repórter, queria saber tudo do adversário da Caldense, e eu tudo da “Veterana”. O tempo passou, crescemos profissionalmente, ele se enveredou pela política, eleito vereador em Poços de Caldas, e teve uma carreira de sucesso, em todos os veículos em que trabalhou. E na política também. Uma grande figura humana.

Infelizmente, hoje, ele se foi! Mais uma vítima da Covid. Descanse em paz, amigo! Como diz o Milton, “um dia a gente se encontra…”.

A Caldense prestou uma bela homenagem a ele em seu site. Confira:

* “Morre Antônio Carlos Pereira, vítima da COVID-19”

Faleceu na madrugada desta quinta-feira (14) Antônio Carlos Pereira, aos 65 anos, em decorrência da COVID-19. O ex-vereador e apresentador de TV sempre foi um grande torcedor da Caldense e inclusive cobriu partidas da equipe como repórter de campo para a rádio Cultura no final dos anos 70 e início dos anos 80.

imagem

Antônio Carlos nasceu em Palmeiral, distrito de Botelhos-MG. Em 1979, já morando em Poços de Caldas, começou a trabalhar no jornal Diário de Poços. No mesmo ano foi contratado pela Rádio Difusora e depois mudou para a Cultura, época em que cobriu momentos marcantes da Veterana, como a participação no Campeonato Brasileiro de 1979 e a passagem de Casagrande pelo time em 1981.

Em 1983 Antônio Carlos voltou para a Difusora, onde permaneceu até 2011. Depois passou a apresentar o programa Canal Aberto e o Tempo de Esporte na TV Poços. Tanto no rádio, quanto na TV, levava diariamente ao público as notícias da Caldense e comparecia aos jogos para apoiar o time. Durante muitos anos, narrou partidas da Veterana pela TV Poços, inclusive na campanha do título de campeã mineira de 2002. Os gols de Gustavinho e Carioca na partida decisiva contra o Nacional ficaram eternizados em sua voz. Na política Antônio Carlos ocupou o cargo de vereador pela primeira vez em 1988 e deixou a Câmara Municipal no final de 2020. Foi ainda secretário municipal de esportes. No último dia 06 de janeiro, foi diagnosticado com COVID-19 e chegou a divulgar um comunicado em suas redes sociais dizendo que estava assintomático. Entretanto, alguns dias depois, sua situação se agravou, teve de ser internado na UTI e não resistiu.

Em entrevista gravada antes da pandemia, o radialista e apresentador Antônio Carlos Pereira relembrou sua carreira de décadas cobrindo a Caldense, se emocionou com as lembranças e deu muitas risadas ao contar histórias engraçadas.

imagem
Pela Rádio Cultura de Poços, entrevistando Natal, que jogou na Caldense em 1979.

A Associação Atlética Caldense manifesta os mais sinceros sentimentos de pesar a familiares e amigos e agradece toda a divulgação da Veterana feita por Antônio Carlos ao longo de décadas.

http://caldense.com.br/wordpress/index.php/2021/01/14/morre-antonio-carlos-pereira-vitima-da-covid-19/

Chico Maia Blog

Jornalista formado pelo Uni-BH

(antiga Fafi-BH) e advogado pelo Unifemm-SL.

Trabalhou nas rádios Capital, Alvorada FM, América e Inconfidência.

Na televisão, teve marcante passagem pela Band Minas e também RedeTV!.

contato@chicomaia.com.br 

Veja Mais