Iveco lança caminhão coletor de lixo e fechou a contratação de 800 funcionários

14/09/21 - 14:49

O Iveco Tector Auto-Shift Coletor é equipado com o motor NEF n67, da FPT Industrial, com 300 cv e 1.050 Nm de torque.
O Iveco Tector Auto-Shift Coletor é equipado com o motor NEF n67, da FPT Industrial, com 300 cv e 1.050 Nm de torque.

Celso Martinelli

Durante coletiva online realizada na segunda-feira (13) com a imprensa especializada, a Iveco, unidade Sete Lagoas, confirmou o bom momento que atravessa no mercado brasileiro. Além do forte crescimento das vendas, a marca reagiu ao mercado e fechou a contratação de 800 novos colaboradores (não há mais vagas) na cidade, além da expansão da rede de concessionárias com 12 novas lojas pelo Brasil, chegando ao número de 80 pontos de atendimento espalhados pelo país e previsão de 100 pontos até o final do ano. 

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A Iveco está instalada em Sete Lagoas

E também teve lançamento: o Iveco Tector Auto-Shift Coletor. O caminhão tem a assinatura da consagrada linha Tector e se destaca por ser o único da categoria de coleta de resíduos com transmissão automatizada. Bernardo Pereira, diretor de Marketing da Iveco na América do Sul, destaca a representatividade do segmento de coleta para o mercado de transportes, para a sociedade e para a sustentabilidade.

“Nossa estratégia é nos aproximarmos de nichos de mercado com esse perfil, vocacional, para conquistarmos espaço com produtos desenvolvidos com foco em quem atua diretamente nessas áreas. Um bom exemplo disso é a transmissão Auto-Shift que foi projetada para atender as peculiaridades da operação de coleta de resíduos com robustez e a garantia de termos o melhor conjunto para esse setor. Além da parte comercial, estamos colaborando para que esse tipo de operação seja mais eficaz, segura e rentável e proporciona benefícios para todos os envolvidos, incluindo para o meio ambiente.”

O Iveco Tector Auto-Shift Coletor é equipado com o motor NEF n67, da FPT Industrial, com 300 cv e 1.050 Nm de torque. Disponível em duas configurações de entre eixos, para aplicações 4×2 e 6×2. O modelo nasceu ‘na rua’, na análise do dia a dia de empresas de coleta e manejo de resíduos, observando as peculiaridades e as demandas desse tipo de cliente. Foram mais de 30 mil horas de testes e reuniões com gestores de frota, motoristas e mecânicos que atuam com coleta urbana.

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Outro ponto interessante é que a transmissão vem com duas marchas ré. Ao analisar o uso do caminhão na operação, ficou claro que a utilização da ré é intensa e, por isso, essa evolução. “Quando a ré é utilizada, o modelo tem disponível o “modo manobra” que é uma funcionalidade que permite ao motorista focar na direção, sem precisar se preocupar com os pedais” destacou Alexandre Jordão, gerente de Marketing de Produto da Iveco.

Iveco no Brasil
Desde 1997 no Brasil, a fabricante vem trilhando um caminho de forte crescimento. A nova estrutura na América do Sul, que tem como gestor Márcio Querichelli, conquistou alta de 30% nas vendas em um mercado que teve queda de 11% em 2020. Em 2021 não é diferente. Até junho o crescimento da marca é próximo de 71% quando comparado com o mesmo período do ano passado. O mercado atingiu crescimento médio de 50% no mesmo período.

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A partir de 2022 a Iveco assume um novo papel de maior fortalecimento. Uma nova empresa será composta pelas marcas Iveco, Iveco Bus, Iveco Defence Vehicles, Magirus e FPT. “Esse é um passo muito importante para nossa operação na América do Sul, que fortalecerá ainda mais o negócio e, tenho certeza de que, junto com nosso time, continuaremos expandindo a participação da marca na região”, explicou Querichelli.

Lançamentos
Durante a coletiva de imprensa a Iveco antecipou algumas novidades que vão chegar no mercado brasileiro. Até o final do ano é possível o lançamento de um novo chassi para ônibus no segmento de fretamento e urbano.

O novo Daily Euro 6 de 3,5 toneladas de PBT também está no planejamento de 2022 para atender o setor de transporte urbano de cargas. E 2022 também será a vez da Iveco lançar em nosso mercado os caminhões Hi-Way movidos a gás natural (GNV) conforme os modelos que já oferece na Europa.

Considerando um cenário mais positivo na infraestrutura, a montadora acredita também nos modelos eletrificados para o mercado brasileiro após os lançamentos dos motores Euro 6 e caminhões GNV.

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