E lá se foi uma grande liderança!

22/09/23 - 13:00

Na tarde de terça-feira, 19, as redes sociais e imprensa publicaram uma nota oficial das mais tristes da política brasileira em 2023: "É com profundo pesar que comunicamos o falecimento do grande líder e prefeito de nosso município, Mário Reis Filgueiras. Neste momento de luto, expressamos nossas condolências à sua família, e aos amigos que compartilharam sua jornada. Papagaios perde não apenas um líder dedicado, mas um amigo querido".

Assinada pela Prefeitura Municipal da vizinha Papagaios, a nota comunicava a partida de um dos homens públicos que mais honraram a política, não só da nossa região, mas de todo o Brasil. Mário era político de uma safra cada vez mais em extinção em nosso país. Competente, empenhado com afinco em tudo o que fazia e acima de tudo transparente em qualquer ato, como administrador público e em suas atividades empresariais.

Marcado pelo diálogo e coerência, conhecia o caminho das pedras para abrir portas visando benefícios públicos e investimentos privados não só para Papagaios mas para toda a região. Marcado também por ser um cumpridor de acordos, coisa raríssima na política nacional, limitou muito a sua atuação na região de Papagaios, recusando reiterados convites para se candidatar a deputado estadual e federal por nossa região. Só agora, no último ano, admitia a possiblidade de falar no assunto mais concretamente, por entender que seus acordos de apoios passados estavam cumpridos e que a vez dele poderia estar chegando.

Infelizmente quis o destino que ele nos deixasse esta semana, aos 61 anos de idade, depois da luta contra um câncer no sistema respiratório, que parecia estar resolvido.

Prefeito por cinco mandatos, transformou Papagaios, reconhecido até pelos adversários políticos como o melhor da história da cidade. Mário fazia da política uma forma de ser útil à população, sem se aproveitar do cargo para benefícios pessoais, nem permitir que auxiliares o fizessem. Graças à sua postura discreta, sem ranços e sem uso indevido da máquina pública, adquiriu respeito e admiração, se tornando quase que uma unanimidade nas atividades político/partidárias, sem inimigos e sim adversários. E mesmo assim, só no período eleitoral. Passados os pleitos, a convivência era absolutamente normal com todos.

No dia 10 de agosto, Mário Reis Filgueiras (à direita) na abertura da Exposição Lagoas do Leite, no Parque JK, ao lado de Rodrigo Nogueira (Sindicato Rural de Sete lagoas), Graça e o veterinário Lênio Ricotta do Sindicato dos Produtores de Papagaios 

Veja Mais