Os exemplos de Inhaúma e demais cidades da AMAV

13/08/21 - 07:12

AMAV é a sigla da Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Rio das Velhas, criada nos anos 1980, com o objetivo de unir e fortalecer as cidades da nossa região, na busca do desenvolvimento e troca de experiências que beneficiem a população regional em seus interesses comuns. A sede é Sete Lagoas e a entidade vive altos e baixos, dependendo da liderança que a comanda em cada período. Normalmente ela funciona melhor quando o presidente é o prefeito de um dos municípios vizinhos, por questões simples: ele tem mais tempo para se dedicar e não quer usar a entidade apenas como se ela fosse uma secretaria municipal “a mais” de Sete Lagoas, onde ele poderia nomear algum afilhado político. O atual presidente é  Edson Vargas (PSD), prefeito de Funilândia, que recebeu os seus colegas prefeitos na sexta-feira passada, para discutirem problemas sérios que a região vive, especialmente com Cemig, Copasa e questões de segurança, que enviaram seus representantes para a busca de soluções conjuntas.

Durante o encontro, o prefeito de Inhaúma, Geraldo Custodio da Silva Jr. (Juninho), convidou a todos para o lançamento, hoje, em sua cidade, dos programas de compliance e práticas anticorrupção. Iniciativa inédita na região, Inhaúma é das primeiras cidades de Minas Gerais a se integrar a essa modernidade, já implantada em Curitiba, São Paulo e algumas outras cidades do Brasil.

Novidade difícil de se pronunciar, “Compliance é um conceito que representa a conformidade com leis, normas e regulamentos internos e externos no mundo empresarial. O termo tem origem no verbo inglês to comply, que expressa a ideia de agir conforme regras e padrões estabelecidos. Quando dizemos que uma empresa ou processo “está em compliance”, significa que todas as normas e leis aplicáveis estão sendo cumpridas, como uma forma de garantir a integridade, ética e transparência do negócio... No Brasil, o termo também está diretamente relacionado às práticas antifraude e anticorrupção, que são essenciais para a reputação das empresas”.

Certamente o auditório da Fazenda Pacu, belíssimo hotel fazenda, em Inhaúma, estará cheio de prefeitos e autoridades de várias regiões do estado para conhecer o programa desenvolvido pela Secretaria Municipal de Administração de Inhaúma, graças à vontade política e apoio total do prefeito Juninho. Tomara que o prefeito Duílio de Castro, de Sete Lagoas, ausente no encontro de Funilândia, marque presença hoje e integre Sete Lagoas, de verdade, à união dos prefeitos regionais.

Veja Mais