Saída sustentável pelo turismo

20/08/21 - 09:01

Restaurante da Villa Imperial Residence, em Funilândia
Restaurante da Villa Imperial Residence, em Funilândia

Apesar de tantas incertezas e ainda do alto número de casos, tudo indica que estamos nos aproximando da reta final para o fim da pandemia do novo coronavirus também em Sete Lagoas e região. A economia começa dar sinais de vida e breve retornaremos à plena atividade. Um dos setores mais afetados, o turismo, deverá ser um dos principais alavancadores de negócios, empregos e geração de impostos. Especialmente o turismo interno, já que as restrições a viajantes brasileiros para quase todas as partes do mundo continuarão rigorosas. Neste contexto, Sete Lagoas e região precisam tirar o maior proveito possível. A nossa proximidade com a capital do estado ajuda muito. Os quase três milhões de belorizontinos ficam ávidos em todo fim de semana, buscando atrativos culturais, gastronômicos e principalmente de lazer para curtir, com amigos e em família.

Nos últimos fins de semana houve encontros de prefeitos da Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Rio das Velhas – AMAV -, que levaram centenas de pessoas a se surpreenderem positivamente com empreendimentos de alta qualidade, que a maioria dos sete-lagoanos ainda não conhece, como a Villa Imperial Residence, em Funilândia, e a Fazenda Pacu, em Inhaúma. São hotéis/fazenda que se somam a outros belíssimos da região, que atendem aos clientes mais exigentes de Belo Horizonte e demais cidades do Brasil. Juntos com os de Sete Lagoas, mais os atrativos históricos e naturais, como as grutas, museus, bares e restaurantes formam um circuito interessantíssimo e de fácil acesso.

Lamentavelmente Sete Lagoas continua sem ações voltadas ao segmento, mesmo com tantas oportunidades para atrair turistas como esportes alternativos, tipo, ciclismo e voo-livre; a Serra de Santa Helena, Parque da Cascata, Gruta Rei do Mato, as lagoas, enfim. A cidade deveria ser a coordenadora e sede deste circuito turístico, mas vê as “vizinhas”, mais competentes exercendo este papel, como Fortuna de Minas, Santana do Riacho, Santana de Pirapama, Caetanópolis, Cordisburgo, Jequitibá, Cachoeira da Prata, Capim Branco e agora Prudente de Morais, que está promovendo concurso gastronômico e quer se inserir neste atrativo setor.

Veja Mais