Sem água, nada feito!

24/09/21 - 10:40

Incêndio sendo combatido  na Gruta Rei do Mato pela 5a. Cia. dos Bombeiros, em Sete Lagoas
Incêndio sendo combatido na Gruta Rei do Mato pela 5a. Cia. dos Bombeiros, em Sete Lagoas

As questões ambientais só são discutidas pela maioria das pessoas quando o calo aperta. Ou, quando o calor passa do normal, as queimadas chegam cada vez mais perto de nós e a água começa a faltar. Aí, passam a notar que os boletins e reportagens sobre o clima, nos meios de comunicação, existem. A classe política raramente põe este tema nas pautas públicas. Sete Lagoas nunca discutiu seriamente o assunto.

Mas, não vai demorar, a economia acusará as consequências dessa omissão geral, por uma questão simples: faltará água, para o nosso dia a dia e principalmente para a geração da energia que toca as fábricas. Dos fornos das padarias às prensas de uma Iveco, tudo depende da água que movimenta as hidrelétricas.  

Alguns fatos destacados pela imprensa nos últimos dias mostram claramente: 

“Minas Gerais é o estado com maior foco de queimadas em setembro - Representa 13,1% de todas as queimadas que assolam e devastam nosso país”. 

“Em menos de 9 meses, Minas supera a média histórica de queimadas - A falta de chuva, somada ao tempo seco e ação humana, são responsáveis por quase 20 mil incêndios florestais em Minas”.

“Rio das Velhas continua em estado de alerta - A cidade de Sete Lagoas, por exemplo, suspendeu em 20 de agosto a captação de água no Rio das Velhas, devido à baixa qualidade da água - Empreendimentos, como condomínios e mineração, têm sido construídos em áreas de recarga de água. São desses pontos, abaixo do solo, que vem a água para literalmente recarregar o rio. Uma vez destruídos, interrompe-se o ciclo do Velhas”.

“Sem estudos suficientes, obra da fábrica da Heineken em Pedro Leopoldo é embargada”

“Prefeitura de BH processa Copasa por lançar esgoto e poluir a Lagoa da Pampulha - Ação pede que a Copasa apresente, no prazo de 45 dias, um plano de ação detalhado para que 100% dos dejetos sejam coletados e tratados”.

“Presidente de Furnas pede 'desculpas' e anuncia medidas para tentar amenizar crise hídrica em reservatório - Encontro, realizado em Alfenas (MG), reuniu mais de 50 prefeitos da região, além de representantes de Furnas e outras autoridades para discutir a crise no reservatório”.

“Zema diz que regiões de Minas podem ficar sem energia elétrica a qualquer momento - Governador afirmou que o sistema está operando no limite, mesmo com termoelétricas funcionando”.

Precisa dizer mais alguma coisa?
 

Veja Mais