Una in Company conecta alunos às empresas

Empresas de Sete Lagoas têm atendimentos especializados e alunos vivenciam o mundo do trabalho

20/05/21 - 10:23

A Una de Sete Lagoas está oferecendo soluções de produtos e serviços voltados para a saúde do trabalhador para empresas e entidades da cidade por meio do programa Una in Company. O projeto de extensão envolve alunos e professores das áreas de biomedicina, nutrição, odontologia, fisioterapia e psicologia.

As empresas se tornaram parceiras da Una na formação dos estudantes, que passaram a experimentar os desafios reais do mercado desde os primeiros períodos dos cursos. “O programa é benéfico para todas as partes envolvidas. Nele, os alunos têm a oportunidade de aprender colocando a mão na massa, contribuindo para o crescimento da empresa onde está atuando, ao mesmo tempo em que vai desenvolvendo as competências profissionais necessárias”, comenta o diretor da unidade Bruno Antunes Soares.

O objetivo do programa é proporcionar experiência profissional aos alunos e atendimentos para a comunidade. Os alunos têm acesso ao conhecimento científico dos temas executados nos projetos e realizam coletas e análises de dados a fim de incrementar estratégias de melhorias de condições de trabalho nas empresas parceiras. Além disso, organizam e promovem palestras em eventos para levar informações e conhecimento para os trabalhadores.

De acordo com a coordenadora dos cursos de saúde, Ana Cristina Muchon, o corpo docente da Una está totalmente comprometido com o projeto. “Os professores responsáveis assumem um papel de extrema importância na orientação e condução de reuniões, palestras, lives, contatos com as empresas, acompanhamento e avaliação do desempenho dos alunos até a emissão do relatório final”, explica.

As empresas parceiras, por sua vez, têm o papel de receber e acolher as instituições de ensino e seus alunos e de fornecer informações importantes para a execução dos seus projetos.

Entre as participantes do programa está a Quality Ópticas Sete Lagoas e a CDL Câmara de Dirigentes Lojistas de Sete Lagoas que abraçam vários empreendimentos da cidade. Bruno, diretor da unidade, reforça que o projeto será ampliado conforme a demanda de novas empresas, indústrias e parceiros: “Esse é um modelo de parceria entre universidade e empresa que é favorável para os dois lados, nossos alunos próximos do mercado de trabalho praticando o que aprendem em sala de aula e colaboradores de diversas empresas recebendo mais uma possibilidade de benefício, o que aumenta o seu engajamento com as suas atividades diárias e contribui para a melhora da sua performance”, diz.  

Para o professor do curso de fisioterapia Claudio Magalhães, o programa pode levar para as empresas orientações e atendimentos importantes nas áreas da ergonomia do trabalho, alimentação saudável e prevenção do adoecimento, por exemplo. “Nossos alunos aplicam o que aprendem em sala de aula e com a supervisão de um professor e especialista da área. Essa dinâmica aumenta as possibilidades de cenários de aprendizagem formando profissionais com fortes habilidades técnicas”, diz.

Sobre o curso de Fisioterapia

A profissão de fisioterapeuta traz consigo uma série de oportunidades de trabalho com um mercado muito aquecido e várias áreas de atuação como a respiratória, ortopédica, cardiovascular e dermatofuncional. Na Una, além da oportunidade de participar do Una in Company, os alunos do curso de Fisioterapia realizam atividades práticas desde o início do curso; fazem atendimentos e estágios na Clínica Escola, na própria instituição, que possui espaço moderno e parcerias importantes, como o SUS.

Participam de projetos e cursos de extensão não só da Fisioterapia, mas da área da saúde ofertada pela Una; utilizam laboratórios novos e modernos, como o de Corpo e Movimento e Massoterapia. Podem participar das Ligas da Saúde, que promovem ações e eventos enriquecedores para a formação acadêmica, profissional e humana dos estudantes.

Fonte: Rede Comunicação de Resultado

Veja Mais