Una Sete Lagoas foca em aulas práticas e projetos de extensão

Ações também buscam integração com a comunidade

17/06/22 - 11:24

A Faculdade Una Sete Lagoas – que integra o ecossistema Ânima Educação, oferece mais de 30 cursos em diferentes áreas, sempre com uma grade curricular inovadora, focada na formação de profissionais capacitados para apontar soluções, inovações e melhorias para os principais problemas da sociedade. 

O gerente do Campus, professor Marco Túlio Correa Barcelos, destaca que construir um ambiente de ensino e aprendizagem agradável e inspirador é um dos principais valores institucionais da Una. “Além da oportunidade de se formar em uma das mais qualificadas instituições de ensino superior do país, o aluno recebe o melhor preparo e qualificação para atender às demandas do profissional do futuro exigidas pelo mercado de trabalho”, afirma.

A Una trabalha de forma totalmente integrada às comunidades locais, onde os alunos têm a oportunidade de ampliar o aprendizado de sala de aula com a vivência prática da profissão desde os primeiros períodos da graduação. “Com essa iniciativa, a comunidade e alunos se beneficiam com a oferta de diversos serviços e projetos gratuitos”, revela a diretora da unidade de Sete Lagoas, Cinthia Tamara.

Projetos de extensão 

Nos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharias e Tecnologia da Informação, os alunos têm a oportunidade de participar de projetos de extensão, como o Ânima HUB, o Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo e o Escritório de Projeto de Engenharia. No início de cada semestre, através de um edital, são eleitos os alunos e professores que farão parte dos projetos que irão beneficiar a comunidade de Sete Lagoas e região.

O Ânima HUB – Engineering Lab trata-se de uma estrutura organizada para fomentar projetos de inovação tecnológica e empreendedorismo em diversas áreas do conhecimento. Os projetos promovem o desenvolvimento das competências necessárias para a formação acadêmica de excelência dos alunos. Atualmente, alunos e professore da Faculdade Una Sete Lagoas estão desenvolvendo dois projetos inovadores e sustentáveis: um sistema de captação e reaproveitamento de águas pluviais (chuvas) e um gerador eólico de alta performance.
imagem

A mesma sistemática é desenvolvida pelo Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (EMAU) e pelo Escritório de Projeto de Engenharia. A proposta é oferecer serviços gratuitos de planejamento de projetos que atenda às necessidades da comunidade. Onde, um professor mentor e estudantes realizam ações no município e no entorno para transformação da realidade, com fins de melhoria da qualidade de vida da população. 
 

A coordenadora dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharias e TI, professora Evelyne Ferreira, relata que os projetos têm o objetivo de proporcionar aos estudantes, desde os primeiros períodos, a vivência do que é ensinado em sala de aula, bem como aproximar a instituição da comunidade. “Professores e estudantes desenvolvem projetos de qualidade, que atende as expectativas dos envolvidos e ao mesmo tempo, os alunos desenvolvem as habilidades e competências que o mercado de trabalho exige, além de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população”, pontua.

imagem

imagem

Veja Mais