Clube da Esquina

04/09/21 - 08:37

Há aproximadamente 60 anos, surgia em Minas Gerais o movimento conhecido como o Clube da Esquina, resultado da amizade entre Milton Nascimento e os irmãos Márcio Borges e Lô Borges.

imagem

Embora muita gente acredite que tenha existido um clube de fato, isso nunca aconteceu: era chamada de Clube da Esquina a reunião de jovens músicos que acontecia no cruzamento das ruas Divinópolis com Paraisópolis, no bairro de Santa Tereza, em Belo Horizonte.

Quer saber mais sobre a história do Clube da Esquina e o nascimento do álbum que hoje é um dos maiores clássicos da música brasileira? Então vem que a gente conta tudo!

História do Clube da Esquina
O Clube da Esquina surgiu no início da década de 1960, em Belo Horizonte. Ao mudar-se para a cidade em 1963, Milton Nascimento, o Bituca, foi morar no Edifício Levy, onde vivia a família Borges.

Segundo Lô Borges, o primeiro encontro entre eles foi mágico: ao descer a escadaria do prédio para ir comprar pão, o músico, na época com dez anos de idade, ouviu alguns sons vindos dos andares de baixo.

Lô Borges e Milton NascimentoLô Borges e Milton Nascimento / Créditos: Divulgação

Ao chegar no quinto andar, ele se deparou com Milton Nascimento tocando uma belíssima canção — assim começava uma amizade.

No entanto, Milton se aproximou primeiro dos outros irmãos, Marilton e Márcio Borges, que se tornou um dos letristas mais importantes para as suas primeiras composições. 

Antes disso, o cantor já era amigo do pianista Wagner Tiso, com quem tocava no conjunto W’s Boys. 

Nessa época, o ponto de encontro era a esquina das ruas Divinópolis com Paraisópolis, no tradicional bairro de Santa Tereza. Além de Milton Nascimento, Lô Borges, Márcio Borges e Wagner Tiso, se reuniam também os músicos Fernando Brant, Nivaldo Ornelas, Toninho Horta e Paulo Braga. Nascia assim o Clube da Esquina.

Em seu DVD Intimidade, de 2008, Lô Borges conta que esse nome surgiu por acaso, após um amigo com melhores condições financeiras convidar os músicos para se divertirem em um clube frequentado pela classe alta da cidade. Então, um deles respondeu: “Nosso clube é aqui, na esquina!”. 

Parceria entre Milton Nascimento e Lô Borges
Embora as reuniões do Clube da Esquinatenham começado nos anos 60, o álbum só aconteceu no início da década de 70. A história da primeira parceria entre Milton Nascimento e Lô Borges é inusitada. Segundo Milton: Uma das lembranças mais fortes que eu tenho desse tempo foi quando eu percebi que o Lô tinha crescido, a gente chegou num bar lá em BH e em vez de refrigerante ele pediu uma batida de limão. Saímos dali e fizemos nossa primeira parceria, Clube da Esquina . 

Os dois artistas produziram vários sucessos e representam Minas no no cenário musical brasileiro como a Tropicália.

Veja Mais