Forró recebe título de Patrimônio Imaterial

23/12/21 - 15:26

Glau Santana  (esq.) recebeu homenagem por mais de 25 no trabalho com o forró de raiz
Glau Santana (esq.) recebeu homenagem por mais de 25 no trabalho com o forró de raiz

George Machado
georgemachad1

A Paraíba, novamente, recebe um dos maiores eventos de forró do país. A Associação Cultural Balaio Nordeste (ACBN), através do III Fórum Nacional do Forró de Raiz, em parceria com o Governo do Estado da Paraíba e Energisa Cultural, realizou o IV Encontro Nacional de Forrozeiros entre os dias 12 a 18 de dezembro de 2021, recebendo pessoas ligadas à cadeia cultural do forró de todo o Brasil. A programação contou com uma audiência pública para entrega do registro final do forró enquanto patrimônio imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A programação começou no domingo (12), com o cortejo de sanfoneiros. Já na segunda-feira (13), no segundo dia de Encontro, houve Audiência Pública da ALPB presidida pelo Deputado Estadual Anísio Maia. Lançamento da cartilha “o que é forró”, com a presença do Prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena. O Governador João Azevedo e representações do Iphan estiveram presentes na solenidade de entrega do título de Matrizes Tradicionais do Forró como Patrimônio Cultural Brasileiro nas mãos de Joana Alves, principal articuladora do Encontro e do III Fórum Nacional do Forró de Raiz, que luta desde 2011 para a consolidação desse registro.

O evento se deu até o dia 18 de dezembro com a realização de 24 oficinas, 2 palestras, 1 plenária e 4 shows-manifestos. Os shows-manifesto foram formados por 200 cantores e compositores, divididos pelos dias do evento, que se apresentaram também em formato digital, tanto na Fundação Espaço Cultural quanto na Usina Cultural Energisa, e os vídeos estão disponibilizados no canal do YouTube: Balaio Nordeste. (Para saber mais, busque por “Balaio Nordeste”, “Fórum de Forró Raiz”).

Minas Gerais marcou sua participação levando em sua “caravana”, produtores, fotógrafos, professores, dançarinos, dj’s, e é claro os músicos e, a presença dos mesmos estão registradas em fotos e vídeos, disponibilizadas nas redes sociais do evento e de seus colaboradores. O Forró de Minas esteve nos palcos, nas apresentações, bem como nas oficinas, discussões nos fóruns e apresentação de projetos.

Glau Santana foi convidada a participar do evento, por ter um trabalho com o forró de raiz a mais de 25 anos, sendo filha da sanfoneira Fya Show que completou em 2021, 60 anos de sanfona! A banda Cipó Cravo, que é formada por mãe e filha, ainda conta com a zabumba do filho Gladson Santana e, com as composições e percussão de Bruno Melo (Mestre Esquilo), marido de Glau. Todos se sentiram profundamente emocionados com o convite e a possibilidade de representar o autentico Forró Mineiro no Nordeste.

“Senti um sentimento dúbio ao ler o convite. Uma felicidade imensa por esse reconhecimento e ao mesmo tempo um receio enorme, pois estamos sem trabalhar a quase dois anos e sem patrocínio, ou algum tipo de ajuda financeira, a viagem não seria possível. É incrível como nossa arte e cultura de raiz é desvalorizada por nosso poder público e empresas privadas! Não fosse a ajuda de Viviane Estrela e minha mãe, essa viagem não aconteceria”, afirmou Glau Santana. Nossa mineirinha forrozeira participou dos fóruns, das oficinas e palestras. Esteve nos palcos como apresentadora, dançando e fez sua apresentação musical, cantando junto a Luiz Feijoli (Banda Chama Chuva), sucessos do Forró de Raiz, em shows dedicados à Genival Lacerda! Já a homenagem e agradecimento por seus trabalhos junto ao forró de raiz, veio das mãos de Joana Alves (Dona Joana), no palco de um dos teatros da Fundação Espaço Cultural. Para saber mais, acessar fotos e vídeos ou entrar em contato com Glau Santana, use as redes sociais:

Instagram: @glausantanaoficial
Facebook: @glausantana
YouTube: www.youtube.com/c/GlauSantana

Veja Mais