Artigo

Barista, o profissional do café

14/02/22 - 17:00

Barista deve extrair o melhor do café. Fotos:  @ygorfotos
Barista deve extrair o melhor do café. Fotos: @ygorfotos

Por Gastronomia - Caneca Sincera

Janine Avelar e Jussara Paim
Caneca Sincera

Você já ouviu esse nome? Não? Para muitas pessoas, ainda é desconhecido. Na verdade, os vemos atuando, mas não nos atentamos sobre a profissão e sua importância para experienciar o melhor café das cafeterias! 

Barista é o nome do profissional que desenvolve a expertise necessária para extrair o melhor do café, seja ele espresso (de máquina) ou coado, desde os métodos tradicionais até os mais modernos e sofisticados. O barista também prepara diferentes tipos de bebidas e drinks que têm como base o café. A profissão surgiu nos anos de 1990 e com o aumento de pessoas interessadas em consumir o café especial, tem ganhado mais destaque nos últimos anos. A tendência é que cresça mais a cada dia.

imagem

Para extrair o melhor dos grãos, o barista precisa estudar muito para ter pleno conhecimento da matéria-prima, ou seja, das características e diferenças dos tipos de grãos, torrefação e moagem. Entender também sobre o plantio e a colheita é essencial, já que todo esse processo interfere no resultado final do produto a ser consumido.  É por isso que sempre falamos que o café é mesmo um universo!

Se você quer trabalhar como barista, além de entender muito sobre os cafés, você ainda precisará atuar com diversos equipamentos que são utilizados no preparo das bebidas que têm o café como base: café coado, americano, latte, machiatto, cappucino, moccacino, com pana, irish, cubano… dentre outros!

Ficou interessado em saber um pouco mais? Em breve vamos detalhar sobre os equipamentos e as bebidas preparadas pelos baristas!

Nas fotos o barista Luar Santos, parceire de vários projetos junto com o Caneca Sincera! Jovem formade pelo projeto @ciclosprojetosocial, que transforma vidas através do café. Localizado em Belo Horizonte.

Saiba mais:
Instagram @canecasincera
Facebook @canecasincera
Site https://canecasincera.wixsite.com/

Gastronomia - Caneca Sincera

Caneca Sincera
O @CanecaSincera é um hub digital que conecta apreciadores do café e seu ecossistema, promovendo experiências gastronômicas, turísticas e culturais. Janine Avelar é sete-lagoana, apaixonada por cafés, cafeterias, lugares, viagens e pessoas! Atua nos segmentos de cultura e comunicação há mais de 20 anos.

Veja Mais