Artigo

Brunch: uma moda que veio para ficar!?

29/03/22 - 16:49

 @canecasincera
 @canecasincera

Por Gastronomia - Caneca Sincera

Janine Avelar

O brunch, refeição que ganhou esse nome por somar em uma única palavra “breakfast e lunch” (café da manhã e almoço, em inglês), ainda não ganhou sua tradução em português. Por aqui eu sugeriria cafoço (café + almoço)! Quem sabe pega, né?

Mais comum aos finais de semana, por privilegiar um tempo mais longo à mesa, o brunch, foi criado para ser uma refeição tardia aos finais de semana (sábado ou domingo), pelas pessoas que saiam para festejar à noite e acordam tarde no fim de semana, precisando assim de uma comida reforçada! Muita gente acredita que é uma nova moda, mas existem relatos que contam que surgiu na Inglaterra no século 19 e ganhou força nos Estados Unidos na década de 1930. Recentemente voltou com força total às mesas depois de muito retratado nas séries de TV - como Sex in the City - e também nos programas de gastronomia. 

imagem

Algumas receitas são tradicionais nas mesas dos brunchs, dentre elas as francesas croque monsieur e croque madame, croissants recheados; as receitas americanas de panquecas, waffles, ovos com bacon; e outras mundo afora, como torradas ou tosts, omeletes, ovos Benedict etc., mas a variedade de pratos é infinita. Além dos pratos temos que destacar aqui as bebidas. Normalmente são servidas bebidas quentes - cafés, cappuccinos, lattes, e bebidas geladas - sucos e a famosa Mimosa (um coquetel que mistura espumante e suco de laranja). Afinal, como é uma refeição tardia, o álcool está permitido! 

Queremos saber de você, leitor(a) do Sete Dias, já aderiu a moda dos brunchs? Conta pra gente aí nos comentários onde tomar o melhor brunch em Sete Lagoas! 

Saiba mais:
Instagram @canecasincera
Facebook @canecasincera
Site canecasincera.wixsite.com/website

imagem

Gastronomia - Caneca Sincera

Caneca Sincera
O @CanecaSincera é um hub digital que conecta apreciadores do café e seu ecossistema, promovendo experiências gastronômicas, turísticas e culturais. Janine Avelar é sete-lagoana, apaixonada por cafés, cafeterias, lugares, viagens e pessoas! Atua nos segmentos de cultura e comunicação há mais de 20 anos.

Veja Mais