Iveco puxa fila de geração de empregos na cidade

Em 2022, a montadora já registrou crescimento sustentável de 62% nos emplacamentos entre janeiro e maio deste ano, em relação ao mesmo período de 2021

24/06/22 - 08:01

A fábrica da Iveco de Sete Lagoas ganhou o reforço de mais 250 trabalhadores temporários: a montadora comemora crescimento de 62% nas vendas no período de janeiro a maio de 2022
A fábrica da Iveco de Sete Lagoas ganhou o reforço de mais 250 trabalhadores temporários: a montadora comemora crescimento de 62% nas vendas no período de janeiro a maio de 2022

Celso Martinelli

Superando os inúmeros desafios impostos pela pandemia desde 2020, a Iveco segue mantendo uma trajetória de crescimento sustentável no mercado brasileiro. Em 2022, a montadora já registrou crescimento sustentável de 62% nos emplacamentos entre janeiro e maio deste ano, em relação ao mesmo período de 2021, enquanto o mercado total de pesados acumula uma queda de 2% segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Além de reafirmar o título de montadora que mais cresce no Brasil, a Iveco também segue mantendo o ritmo de produção no complexo industrial de Sete Lagoas. Prova disso é a a abertura de mais 250 vagas temporárias para a manufatura. Recentemente, a montadora também completou um ciclo de contratações de 1 mil colaboradores, que entraram na empresa entre o final de 2020 e o começo de 2021. As contratações abrangem novos profissionais para de área de produção e executivos para áreas estratégicas na América Latina.

E as novas contratações seguem os números positivos do Caged (Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) relacionados à Sete Lagoas. Segundo o órgão, a cidade manteve saldo positivo na relação entre demissões e contratações em abril de 2022, depois de um mês de março também com saldo positivo. Foram 2.315 demissões e 2.947 admissões, um saldo positivo de 632 vagas preenchidas. 

O resultado do Caged tem impacto efetivo também em outros setores acompanhados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Turismo (semadetur) como, por exemplo, nos atendimentos registrados pela Sala Mineira do Empreendedor. No período de janeiro a maio deste ano, em média, foram abertas 90 novas empresas por mês e cerca de 60 novos microempreendedores individuais (MEI) se formalizaram a cada mês no período, ao passo que o descadastramento/baixas de empresas e MEIs tem apresentado índices cada vez menores. 

Nos últimos 12 meses (maio de 2021 a abril de 2022), o saldo também segue positivo. Foram 30.062 contratações e 26.123 desligamentos, um saldo positivo de 3.939 empregos (variação de +7,03%) na cidade. Comparando Sete Lagoas com cidades mineiras com população semelhante, entre 200 mil e 300 mil habitantes, em abril Ipatinga gerou 597 vagas, Divinópolis teve 245 vagas líquidas, Governador Valadares gerou 128 e Santa Luzia teve saldo negativo de -100 vagas.

Conforme a agente de desenvolvimento da Prefeitura, Jakeline França Dutra, estes números comprovam um ciclo virtuoso, pois novas empresas geram novas oportunidades, que geram aumento da receita circulante, que vai impactar no aumento do consumo de bens e serviços oferecidos por todos os segmentos econômicos, inclusive os MEIs. "Para fortalecer este ciclo positivo e a perenidade das atividades das empresas e dos MEIs, a Semadetur, em parceria com o Sebrae, tem apoiado ações de capacitação e informação para diversos públicos e segmentos, como produtores de hortas comunitárias, alunos de cursos técnicos, feirantes, entre outros", afirma a servidora.

Para Marcio Querichelli, presidente da montadora para a América Latina, a Iveco está crescendo em um cenário bastante desafiador. “Isso é fruto do trabalho da nossa equipe e de uma estratégia robusta que envolve o aprimoramento do portfólio de produtos e de serviços, novas tecnologias e expansão da rede de atendimento", disse em comunicado. A multinacional registrou crescimento de 62% nos emplacamentos entre janeiro e maio deste ano, em relação a igual período de 2021, contra uma queda de 2% do mercado total de pesados, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Investimento recente
Em fevereiro a empresa anunciou o seu maior aporte na região, R$ 1 bilhão até 2025. Os recursos serão aplicados no desenvolvimento de novos produtos, manufatura e rede de concessionários. O plano integra aportes que somam quase R$ 50 bilhões que as montadoras têm anunciados para o Brasil. 

Uma parte do investimento da Iveco já foi utilizado no desenvolvimento do motor Euro 6, que também está sendo testado pela montadora. A ideia é que ele seja lançado pouco antes da data-limite da vigência da fase P8 do Proconve, o Programa de Controle de Emissões Veiculares, que será ativada a partir de janeiro do ano que vem. 

Eco 238 e Invest Minas
Também na segunda-feira, o prefeito Duílio de Castro e o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico de Sete Lagoas, Alessandro Kelwis, se reuniram com integrantes da Agência de Promoção de Investimentos do Estado (Invest Minas, antigo INDI) e com o empresário André Pompeu, do empreendimento industrial Eco 238.

A passagem dos integrantes do Invest Minas em Sete Lagoas incluiu visitas à empresa Progress Rail Caterpillar, que apresentou a locomotiva elétrica, tecnologia de ponta que está sendo construída, e à ECO 238, empreendimento industrial que disponibiliza 400.000 m2 para atração de indústrias e que conta com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semadetur).

O diretor-presidente do Invest Minas, João Paulo Braga, pontuou a importância de Sete Lagoas como um entroncamento e as características que colocam o município como cidade polo da região, e que buscará empresas com perfil para investir na cidade.

Veja Mais