“É gratificante saber o que seu trabalho pode gerar de benefício na vida das pessoas”

26/07/21 - 10:05

Ronaldo e Cleuza,  quem Mônica (à direita) considera como
Ronaldo e Cleuza, quem Mônica (à direita) considera como "a minha família de coração, que me acolheu desde os 16 anos de idade"

Roberta Lanza

Natural de Petrópolis, Mônica Paulino Moreira, óptica responsável da Óticas Ronaldo, se considera uma legítima sete-lagoana. Morando desde os seis anos na cidade, Mônica afirma procurar se envolver em eventos e trabalhos sociais para que possa contribuir com o seu desenvolvimento e manutenção. “Agradeço a Deus todos os dias por todas as pessoas que Ele colocou no meu caminho, aqui nesta cidade. Olhar para trás para reviver algumas lembranças, me fez ainda mais certa do quanto sou grata a estas pessoas que fizeram parte da minha história e que de alguma forma contribuíram com o meu desenvolvimento”.

Onde nasceu e quais suas origens, infância e juventude?
Meu nome é Mônica Paulino Moreira, tenho 45 anos e sou a Óptica responsável da Óticas Ronaldo. Sou natural de Petrópolis, mas me considero sete-lagoana de coração, pois moro aqui desde os meus seis anos de idade. Estudei na escola Arthur Bernardes e adorava as aulas da Tia Querida. Na minha infância e adolescência passei muito tempo na Lagoa Boa Vista, onde fiz parte da sua revitalização, pois a minha mãe tinha um quiosque de sorvete lá. Tenho boas lembranças dali.

Quando foi seu encontro com Sete Lagoas e por quê? 
Meu pai foi transferido de Petrópolis para Belo Horizonte e, assim como outras pessoas da mesma empresa, fez a opção por morar no interior. Minha mãe tinha preferência por uma cidade tranquila para criar os filhos e então optou por Sete Lagoas, por ter encontrado nela um clima acolhedor. Agradeço a Deus todos os dias por todas as pessoas que Ele colocou no meu caminho, aqui nesta cidade. Olhar para trás para reviver algumas lembranças, me fez ainda mais certa do quanto sou grata a estas pessoas que fizeram parte da minha história e que de alguma forma contribuíram com o meu desenvolvimento. Vim de uma família pequena e simples, comecei a trabalhar muito cedo e Deus sempre me presenteou com pessoas e oportunidades que sempre fiz questão de abraçar e oferecer o meu melhor. De coração, sinto gratidão pelo acolhimento das pessoas e da cidade.

O que motivou você a escolher a sua profissão?
O prazer de poder proporcionar a satisfação de enxergar bem nas pessoas. Comecei aos 19 anos na ótica e ao longo do tempo fui me apaixonando pelo trabalho. É gratificante saber o que seu trabalho pode gerar de benefício na vida das pessoas.

imagem
Mônica com o marido Marcelo Moreira, com quem está há 29 anos
Qual sua trajetória profissional?
Comecei a trabalhar no comércio aos 14 anos onde auxiliava minha mãe em uma sorveteria. Aos 16 trabalhei para uma prestadora de serviços da Di Paulo Tovar, onde fui conciliando com os estudos que sempre sonhei para que pudesse ter um futuro diferente. Aos 19 recebi o convite da Dona Cleuza para ingressar na Óticas Ronaldo, onde tive a oportunidade de ir aperfeiçoando meu conhecimento e adquiri mais uma formação, que foi a de Óptica, que exerço até o momento. São 25 anos fazendo parte do grupo Ronaldo, de muito aprendizado e amor pelo que faço.

Como é sua relação com a cidade, concilia trabalho e a aproveita com seus atrativos?
Me considero sete-lagoana e me estabeleci no comércio da cidade, onde trabalho há mais de 30 anos. Procuro sempre me envolver em eventos e trabalhos sociais para que possa contribuir com o seu desenvolvimento e manutenção. Procuro aproveitar sempre nos finais de semana, adoro fazer minhas caminhadas nas lagoas Paulino e Boa Vista e, há alguns meses, tenho procurado alguns lugares diferentes na cidade para explorar mais o que ela tem para nos oferecer.

Qual lugar que mais gosta na cidade? Por quê?
Adoro a Serra de Santa Helena, ver a cidade do alto e a paz da capela me renovam as energias. A percepção de crescimento da cidade vista do alto, de quem via há muitos anos e vê agora, é fantástica.

O que você acha que Sete Lagoas mais precisa?
 Cresci ouvindo o hino da cidade “Salve Sete Lagoas, cidade linda e encantadora…”, e assim a vejo. Sete Lagoas é uma cidade diferenciada, que tem tudo para crescer e se desenvolver.
Quando saímos para outras cidades, ao retornar percebo que nosso olhar é diferenciado. Sete Lagoas é uma cidade que encanta à primeira vista. Como tudo nesta vida, ela precisa de cuidados, de uma boa gestão, de união e colaboração, para que possamos usufruir de todos os seus encantos e benefícios.

imagem
Mônica, com estilo, entre os filhos Letícia e Rafael

Veja Mais