ALERTA: infestações de pragas aumentam no verão

20/12/21 - 08:45

Escorpião em sua casa ou no local de trabalho? Contrate uma empresa especializada. Foto: Bruna Aguiar
Escorpião em sua casa ou no local de trabalho? Contrate uma empresa especializada. Foto: Bruna Aguiar

O verão se aproxima e com ele, temos a incidência de temperaturas elevadas e intensas pancadas de chuva. Com a chegada da estação, é preciso redobrar a atenção pois aumenta o número de ocorrências das pragas urbanas nos domicílios e empresas como roedores, baratas, formigas e também, escorpiões. “Nesta época do ano, as solicitações do serviço de dedetização aumentam até 40%. “, conta Cezar Tameirão, diretor da Dedetizar. 

É importante que os comércios, indústrias e organizações mantenham o Controle Integrado de Pragas ao longo de todo ano para evitar surpresas neste período. Ao invés de contratarem as desinsetizações de forma esporádica, quando a infestação já se encontra alta, o indicado é que contratem o serviço de controle mensal. “Na Dedetizar nossos clientes de contrato recebem visitas de monitoramento mensais com aplicações pontuais de inseticidas e também orientamos quanto às melhorias preventivas. Consequentemente, não terão o aumento dessas pragas durante o verão em suas dependências”, explica Tameirão.

Atenção redobrada com os escorpiões

Entre os meses de dezembro a março, é comum aumentar o aparecimento de escorpiões. Por serem animais peçonhentos, é necessária uma atenção maior no controle desse aracnídeo.  Em Sete Lagoas, a espécie de maior ocorrência é a Tytius serrulatus, também conhecida como escorpião amarelo, a qual é considerada uma das mais venenosas podendo causar a morte principalmente de crianças, idosos e imunossuprimidos.  Essa espécie se reproduz por partenogênese, ou seja, não tem necessidade do macho para reproduzir. “É preciso cuidado, pois são animais altamente resistentes e adaptados ao ambiente urbano onde não possuem predadores.  Habitam principalmente a rede esgoto, frestas e entulhos e se alimentam de baratas e outros insetos”, conta Caio Marques, biólogo da Dedetizar.

Quanto ao tratamento existe um mito de que “não existe produto para escorpiões”, o que não é verdade. “Existem produtos de alta tecnologia de formulação registrados no Ministério da Saúde que são altamente eficazes desde que sejam aplicados por empresas especializadas.” Explica Caio. Contudo, ele alerta que esse tratamento deve ser adotado em conjunto com medidas físicas e organizacionais tais como fechamento de frestas, limpeza de quintais, remoção de entulhos, vedação de caixas de esgoto, dentre outras.

Quanto às recomendações no dia a dia, orientamos não deixar panos e materiais diretamente no chão, roupas de cama arrastando, camas encostadas diretamente na parede, armários abertos, evitar uso de tapetes e manter os ralos sempre fechados após o uso. “Caso encontre um escorpião em sua casa ou local de trabalho, contrate imediatamente uma empresa  especializada e regularizada para realizar o controle”, finaliza o biólogo.

Veja Mais