Conhecendo a Chikungunya

Hoje vamos falar sobre uma doença que tem sido uma preocupação crescente em nossa comunidade: a Chikungunya.

12/04/24 - 09:15

Por Clínica Juvenal Paiva

O que é essa doença?
A Chikungunya é uma doença viral transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. Os sintomas geralmente aparecem depois de uma semana de infecção. Ela pode causar febre alta, dores intensas nas articulações, além de outros sintomas que podem persistir por semanas ou até meses.


Sintomas
Os sintomas mais comuns incluem:
-  febre, calafrios, fadiga, suor;
-    dores de cabeça (geralmente atrás dos olhos), dores musculares e dores fortes nas articulações. As dores nas articulações são frequentemente debilitantes e podem durar por um longo período de tempo;
-    Náusea, vômito, diarreia e/ou dor abdominal;
-    Inchaço nos gânglios;
-    Erupções cutâneas e coceira na pele;
-    Fadiga. 
Como identificar a contaminação?
A Chikungunya pode ser identificada por exames clínicos (sintomas) e laboratoriais. É sempre recomendado buscar um diagnóstico preciso um acompanhamento médico adequado.

Quais são as fases da doença?
1.    Febril ou aguda: tem duração de 5 a 14 dias
2.    Pós-aguda: tem um curso de 15 a 90 dias
3.    Crônica: Se os sintomas persistirem por mais de 90 dias após o início dos sintomas, considera-se instalada a fase crônica. Em mais de 50% dos casos, a dor nas articulações torna-se crônica, podendo persistir por anos.

Como evitar a contaminação?
A melhor maneira de prevenir a Chikungunya é evitar ser picado pelo mosquito transmissor. Isso inclui usar repelentes, roupas protetoras, cuidar da limpeza da casa e do quintal, limpando locais que acumulam água e consequentemente favorecem o criadouro, e evitar áreas de alta contaminação.
Tratamento
O tratamento da chikungunya é feito de acordo com os sintomas. Até o momento, não há tratamento antiviral específico para a doença. 
É necessário estimular a hidratação oral dos pacientes e a escolha dos medicamentos devem ser realizada por um médico após a avaliação do quadro clínico do paciente, com aplicação de escalas de dor apropriadas para cada idade e fase da doença.
Após o período agudo da doença, os sintomas podem persistir em algumas pessoas, incluindo dores crônicas nas articulações, fadiga e fraqueza muscular. O tratamento visa aliviar esses sintomas e pode incluir medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios.


A Clínica Juvenal Paiva conta com uma equipe de clínicos e reumatologistas para acompanhamento e tratamento dos sintomas e também das dores crônicas nas articulações causadas pela Chikungunya. 


Para agendar uma consulta ligue para (31) 2106-5520 ou envie uma mensagem para o Whatsapp (31) 97165-0584.
 

Veja Mais