Modelo Pedagógico Senac: O aluno como protagonista de sua jornada de aprendizado

05/04/24 - 14:48

Cozinha escola
Cozinha escola

O Senac tem uma metodologia de ensino diferenciada que é seguida em todas as unidades do país: o Modelo Pedagógico Senac (MPS). A supervisora pedagógica Ana Carolina Torres explica que “se um aluno começa a fazer um curso aqui conosco e em algum momento ele precisou parar e vai para outra unidade em qualquer parte do Brasil, ele consegue dar continuidade nesse curso, pelo fato do plano de curso ser o mesmo”. 

Outro diferencial é que os cursos são centrados no protagonismo do aluno e todos os instrutores são profissionais de mercado: “A nossa educação é baseada nos alunos praticando. Os nossos planos de curso têm as questões do desenvolvimento de competência, da análise dos indicadores e é exatamente aquilo que o mercado precisa. Nossa grade curricular é toda feita considerando as questões do mercado de trabalho: o que os alunos precisam ver no mercado de trabalho, quais serão as dificuldades, quais serão as questões que eles irão encontrar”, ressalta Ana Carolina.

Ação - reflexão - ação
O aluno está sempre desenvolvendo os fazeres da área escolhida. “A gente costuma trabalhar o ciclo ação - reflexão - ação, onde a gente coloca o aluno para desenvolver as atividades, para desenvolver as propostas, e aí a gente reflete esse é o momento que ele trabalha junto com o professor a teoria, que ele trabalha a questão da visão crítica e volta para ação novamente, onde ele entendeu aquilo que ele deveria entender e ele volta a praticar”, explica a supervisora pedagógica.

Cursos
O Senac Sete Lagoas oferece cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), cursos técnicos e cursos de aprendizagem. De acordo com Ana Carolina, “os cursos FIC são aqueles em que o aluno está iniciando no mercado ou alunos que já têm uma vivência e vêm aqui para aprimorar. Nos cursos de aprendizagem as empresas fazem a captação de jovens de 14 a 24 anos, fazem os processos seletivos, esse jovem vem para o Senac para aprender a teoria e realiza a prática na empresa, em dias alternados”. As matrículas são sempre presenciais e os candidatos devem atender os requisitos específicos de cada curso em relação à idade mínima e escolaridade. 

De acordo com a supervisora pedagógica, “o MPS tem como papel a formação integral do indivíduo, envolvendo as nossas marcas formativas: visão crítica, domínio técnico-científico, autonomia digital, atitude colaboradora, visão sustentável e atitude empreendedora. Essas marcas formativas que fazem o diferencial de um aluno Senac. Mas ele precisa assumir o protagonismo e fazer acontecer”. 

A diretora Roberta Avelar pontua que o certificado é reconhecido nacionalmente: “ Em qualquer estado que você for, existe o Senac e as pessoas sabem da credibilidade e do peso que um certificado do Senac tem. Não é instituição qualquer, é o Senac!”.

Estrutura
A estrutura do Senac em Sete Lagoas é composta por oito salas de aula climatizadas, uma biblioteca, dois laboratórios de informática, um laboratório de enfermagem, um salão de beleza pedagógico, uma cozinha didática e uma sala de estética, além disso possui locais de convivência e uma cantina terceirizada para maior comodidade dos alunos. “As salas de aulas práticas são equipadas com todos os insumos necessários para que o aluno desenvolva as atividades e se prepare para as exigências do mercado de trabalho”, garante a supervisora pedagógica.

Conheça um pouco destes ambientes:
 

Veja Mais