Saúde Bucal

Afta

04/03/22 - 09:06

Por Dr. Juliano Alves Roque

Dr. Juliano Alves Roque

A afta é o nome popular da úlcera aftosa recorrente ou estomatite aftosa recorrente. É a lesão mais comum da mucosa oral e acomete mais de 20% da população mundial. Normalmente apresenta-se como uma pequena úlcera superficial que pode surgir em diversos pontos da boca como a língua, bochechas e até mesmo nas margens dos lábios. Elas são redondas ou ovais, com o centro branco ou levemente amarelado, têm bordas avermelhadas e costumam medir até 1 cm de diâmetro, podendo apresentar caráter recorrente, ou seja, aparecem de forma repetida.

As lesões são bastante dolorosas, principalmente durante a mastigação, em contato com alimentos ácidos ou muito condimentados. Eventualmente, podem aparecer gânglios no pescoço (“ínguas”), cansaço e até febre. As lesões normalmente duraram de 7 a 14 dias, regridem espontaneamente e não deixam nenhuma cicatriz.

Apesar das constantes pesquisas e preocupação clínica, ainda não se sabe exatamente o que provoca o aparecimento da afta. Entretanto, alguns fatores, isolados ou em conjunto, podem ser determinantes para o surgimento das lesões. Um sistema imunológico debilitado, doenças inflamatórias do sistema digestivo, estresse emocional e ansiedade podem contribuir para o surgimento das aftas. Alguns estudos e relatos de pacientes apontam os microtraumas como fator desencadeante no desenvolvimento das lesões de afta. Esses microtraumas podem ser causados por mordidas acidentais nos lábios e língua, injeções durante tratamentos dentários, arestas cortantes de dentes quebrados ou desgastados, escovação dentária, fio dental, alimentos com espinho e bruxismo (hábito de ranger os dentes). As lesões aftosas ocorrem em áreas onde a mucosa oral é bem fina e por esta razão são bastante sensíveis. Há também uma predisposição genética. Pessoas que têm histórico familiar de aftas são mais susceptíveis a desenvolver as lesões.

Ao contrário do que muita gente pensa, as aftas não são contagiosas e não estão relacionadas ao vírus Herpes simples.

A lesão de afta normalmente não requer nenhum tipo de tratamento pois a mesma regride naturalmente após alguns dias. No entanto, se o paciente sentir muito desconforto, principalmente durante as refeições, é possível usar medicamentos tópicos (aplicados sobre a afta), que protegem a ferida, reduzem a inflamação e aliviam o desconforto. É recomendável evitar alimentos muito temperados, alimentos ácidos e bebidas alcoólicas para não causar uma irritação ainda maior. Dependendo do número de lesões, do desconforto e da limitação funcional do paciente, podem ser necessários medicamentos sistêmicos para modular a reação inflamatória.

As aftas são lesões restritas à mucosa oral e de duração auto limitada de até 2 semanas. Sendo assim lesões que estendam ao vermelhão do lábio ou que duram mais de 3 semanas precisam ser avaliadas por médicos e ou cirurgiões-dentistas. Fica a dica!

imagem

 

Dr. Juliano Alves Roque

Especialista e Doutor em Ortodontia
Elodente Clínica Odontológica
Instagram: @elodenteclinica
E-mail: elodente@hotmail.com

3776-8400 / WhatsApp: 9 8878-8400

 

 

Veja Mais