Check-up preventivo odontológico para gestantes

17/05/22 - 09:16

Dr. Gustavo Oliveira Rodrigues

Cuidar da saúde bucal faz parte do rito diário da higiene pessoal, e todos sabem. O que talvez poucos lembrem é da importância em zelar por isso durante a gravidez. Neste período, a atenção com a saúde bucal da futura mamãe deve ser redobrada, até porque, um descuido pode, inclusive, provocar um parto prematuro. A saúde geral do bebê começa a se estabelecer na barriga da mãe.É importante que as gestantes aprendam a cuidar da sua própria saúde oral, pois as crianças que possuem mães que sofrem de doenças orais têm mais chances de desenvolver a mesma condição, e ressalta a importância delas desenvolverem hábitos saudáveis mesmo antes do seu bebê nascer. O próprio Ministério da Saúde brasileiro descreve a necessidade do acompanhamento odontológico durante o período Gestacional.

A boca é a porta de entrada para muitas doenças e, por isso, necessita ser tratada junto com a saúde geral da mulher. Por meio dele, o profissional irá orientar e desmistificar crenças e preocupações sobre a gravidez e o tratamento dentário – visando, sempre, a saúde da mãe e bebê.

A gestação é um período singular na vida da mulher, pois ela está vivendo um momento de muitas expectativas em torno da nova vida que está se formando dentro dela, podendo trazer, também, várias mudanças fisiológicas, psicológicas, emocionais e sociais, sendo, portanto, um período de transformações que possibilita o surgimento de patologias orais que podem ser capazes de trazer malefícios para a saúde da mãe e do bebê.

O organismo da gestante passa por uma grande variação hormonal – o que promove uma série de importantes alterações relacionadas à cavidade bucal. Entre elas, está a facilidade de desenvolvimento de gengivite, as alterações do fluxo e composição salivar e os enjoos matinais, que dificultam a higiene bucal. As cáries e doenças gengivais ou periodontais têm alta prevalência entre gestantes, apresentando mecanismos biológicos que podem afetar a gestação, sendo considerados fatores de risco para a pré-eclâmpsia e para o nascimento de bebês prematuros e com baixo peso.

Bons hábitos de higiene bucal e uma alimentação saudável também são pontos de partida para uma gestação segura. Além de reduzir o consumo de açúcar, é essencial fazer a escovação correta após as refeições, usar o fio dental e o creme dental com flúor. Para auxiliar, o ideal é procurar um Cirurgião-Dentista e fazer exames preventivos clínicos e de imagem da boca. Essa é uma boa oportunidade para realizar a profilaxia dentária, o que é bastante recomendado nessa fase. A maioria dos procedimentos odontológicos pode ser realizada durante a gravidez, inclusive  o exame radiográfico e o uso de anestésico próprio não precisam ser evitados durante a gestação, sendo seguros para sua utilização quando indicados na forma e períodos corretos.

Considerando tais evidências disponíveis  acerca dos cuidados odontológicos durante o  pré-natal, o atendimento odontológico durante a  gravidez é seguro e recomendado. Protocolos de check up preventivos devem ser adotados  às gestantes e os procedimentos odontológicos  clínicos podem e devem ser realizados durante toda a  gestação quando necessários.

imagem

Veja Mais