Sáude Cardíaca

Quando devo procurar um Angiologista?

27/11/20 - 08:29

Por Dr. Jahir Richard

Normalmente, uma ida ao angiologista não faz parte do check-up, mas há sinais que deveriam chamar nossa atenção para a existência de problemas circulatórios. 

O que precisa ficar claro em primeiro lugar, quando falamos do sistema circulatório, é que dispomos de um sistema arterial, responsável por levar o sangue até seu destino final, seja um órgão ou um membro, e o sistema venoso, responsável por drenar o sangue da periferia do corpo de volta ao coração, para que seja reoxigenado nos pulmões e possa retornar à circulação arterial, fechando assim um ciclo. São dois sistemas com características próprias e, portanto, sujeitos a doenças particulares e com tratamentos distintos. 

Quando falamos de doença arterial, estamos tratando de algo bem mais grave, com importante relação com a hipertensão arterial e o diabetes. Essas são doenças prevalentes com o envelhecimento e, quando combinadas com hábitos como tabagismo e sedentarismo e as doenças do colesterol, podem acelerar a aterosclerose, levando a uma diminuição progressiva do calibre dos vasos sanguíneos, principalmente dos membros inferiores. Se o fluxo de sangue diminui, o paciente sente dor intensa nas pernas, especialmente nas panturrilhas, causada pelo simples fato de caminhar.


Quando se interrompe a caminhada, a melhora das dores se dá em minutos. Chamamos isso de claudicação intermitente, sinal clássico de que a oferta de sangue e oxigênio está insuficiente. 

A doença venosa já é mais frequente, atingindo cerca de 70% da população acima dos 50 anos. A forma mais comum são os microvasos, com um componente mais estético, atingindo com frequência a face lateral da coxa e interna dos joelhos. Pode variar até o comprometimento da veia safena, demandando diferentes formas de tratamento.

Os sintomas incluem sensação de peso e cansaço, inchaço nos tornozelos, principalmente ao final do dia e após longos períodos de pé. Pode ocorrer mudança na coloração da pele, com uma pigmentação em formato de bota.

Quem tem mais chances de desenvolver varizes e qual é o risco de não tratá-las?

A doença venosa tem um forte caráter hereditário, sendo comum entre membros da mesma família. É mais prevalente entre as mulheres, tendo grande relação com a questão hormonal.

Sabemos que a gestação pode ser um importante fator de piora do quadro. O ganho de peso e o sedentarismo também favorecem a construção desse cenário desfavorável. O sistema venoso é muito dependente da atividade muscular para seu adequado funcionamento, portanto a atividade física balanceada entre musculação e atividade aeróbica é um excelente agente protetor. Assim como na doença arterial, há diferentes graus da doença venosa. Ela vai desde a presença de microvasos na pele até varizes calibrosas e com relevo, que podem culminar em estágios mais avançados, com alterações crônicas da pele e feridas de difícil cicatrização. 

Não deixe de visitar o seu médico de confiança uma vez ao ano para cuidar de sua saúde vascular.

imagem

Dr Jahir Richard
Mestre em Cirurgia Vascular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Instagram: @drjahirrichard        
Facebook: Clinica Dr.Jahir Richard 
Whatsapp: (31) 99866-9278
Telefone: (31) 3771-1711 
Edifício Libertae 2 Andar - Conjunto 201 | Rua Quintino Bocaiuva, 344  
 

Dr. Jahir Richard

Mestre em Cirurgia Vascular pela  Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).