Saúde e Estética

Como funciona o procedimento da harmonização facial?

17/06/22 - 11:14

Por Dr. Bernardo Teixeira

A harmonização facial é indicada para homens e mulheres que desejam melhorar a aparência do rosto e consiste na realização de um conjunto de diferentes procedimentos estéticos, que têm como objetivo melhorar o equilíbrio entre determinadas regiões do rosto, como o nariz, lábios, mandíbula, queixo e região malar, que é a região do rosto em que estão os ossos da bochecha. 

Este procedimento promove o alinhamento e correção de ângulos da face, conferindo mais harmonia e beleza ao rosto. Alguns resultados podem ser vistos de imediato, logo a seguir à intervenção estética, mas o resultado final demora cerca de 15 a 30 dias. Inicialmente, podem surgir alguns hematomas e inchaço, que são normais e que desaparecem ao longo do tempo.
 

.Quando fazer harmonização facial?
O momento mais adequado de realizar a harmonização da face é quando você não está nada contente com a sua aparência, quando você percebe claramente a flacidez e as marcas de expressão. Em outros casos, quando você deseja dar uma simetria maior no contorno do rosto. Em qualquer uma das situações, o médico especializado nesse assunto irá indicar o melhor tratamento a seguir.
 

.Quais são as consequências do uso em excesso da harmonização facial?
A harmonização facial é um procedimento seguro, porém, quando realizado por um profissional não capacitado e quando a técnica é realizada de forma incorreta, o procedimento eleva os riscos de obstrução do fluxo sanguíneo no local e necrose, que corresponde a uma lesão no tecido. Se o procedimento for realizado por um profissional que não possui a devida qualificação ou que não dispõe das condições adequadas de higiene, há maior risco de infecções, o que pode ser bastante grave.
 

O rosto é formado por ossos, músculos e gordura. Com o tempo o músculo enfraquece, a pele torna-se flácida, alguns compartimentos de gordura diminuem, há reabsorção óssea de alguns pontos de sustentação e o rosto fica com a aparência de “derretida”. Nessa sequência, há necessidade de maiores volumes de preenchedor para o mesmo efeito conquistado em rostos jovens. Nesse sentido, o ideal é utilizar o mínimo possível de preenchedor necessário para sustentação, volume e contorno e estimularmos colágeno, investir na qualidade da pele como um todo. Caso contrário, o rosto fica flácido ele “cai” com preenchimento em bloco.

Se o procedimento for feito de forma errada pode levar, inclusive, à necrose tecidual (ocorre a necrose quando é inserida uma quantidade excessiva de preenchimento de uma vez só, em uma área de risco perto de uma artéria). Para ter o seu procedimento bem sucedido procure um médico habilitado para a realização do mesmo. 

O objetivo da harmonização facial não é transformar pessoas e sim deixá-las (los) belas (os) com aspecto natural. 
Os excessos são feios e ridicularizados. Pense nisso!!!

A clínica Derm Way está localizada na Rua Princesa Isabel, 245, Centro em Sete Lagoas e atende de Segunda a Quinta de 08 às 17:30h e Sexta de 8h às 17h. Telefone para contato: (31) 3773 1234.

Dr. Bernardo Teixeira

Médico dermatologista e proprietário da Derm Way
Instagram: @drbernardoteixeira
Facebook: @drbernardodermatologista
www.dermway.com.br
Telefone: (31) 3774-0205 • 3773-1234
 

Veja Mais