Verão e câncer de pele - proteção solar e checagem das pintas são fundamentais

17/09/21 - 10:35

Dr. Bernardo Teixeira da Costa

O câncer da pele ainda é muito comum no Brasil, com a exposição solar sendo o principal fator de risco para o quadro. Por outro lado, a doença apresenta altos índices de cura quando diagnosticada e tratada precocemente. É importante manter-se atento aos sinais, como mudanças súbitas nas pintas ou nas manchas, que são possíveis indicadores de que algo está errado com a pele, além de investir na proteção solar para se prevenir dos efeitos nocivos das radiações. O dermatologista Dr. Bernardo Teixeira esclarece dúvidas e explica como prevenir o câncer de pele, especialmente no verão.

O que ocasiona o aparecimento do câncer de pele?
O câncer de pele surge quando algumas células da pele sofrem alteração no seu núcleo (DNA), levando a uma mudança que ocasiona a multiplicação desenfreada destas células e, assim, nasce o câncer. A radiação ultravioleta (UV) é a principal causadora de alterações genéticas nas células, por isso dizemos que a exposição à luz do sol é um fator de risco para o surgimento dessa doença. Porém, além disso, o histórico familiar e hábitos maléficos como o tabagismo podem influenciar no surgimento da doença.
 
Quais são os diferentes tipos de câncer de pele?

Há três tipos de câncer de pele:

1. Carcinoma basocelular: o tipo mais frequente atinge as camadas profundas da epiderme. Ele pode aparecer em qualquer área, mas costuma surgir, na maioria das vezes, no rosto, no lóbulo da orelha e no nariz;
2. Carcinoma espinocelular: é o segundo mais comum e atinge as células das camadas superiores da epiderme. Pode se desenvolver em todas as partes do corpo, sendo mais comum nos locais expostos com frequência ao sol, como no rosto;
3. Melanoma: é a forma mais agressiva da doença. Caso não seja diagnosticado em estágio precoce, as chances de surgimento de metástases aumentam progressivamente. Esse tipo atinge todas as faixas etárias e, na maioria dos casos, está associado a uma condição hereditária.

Quais são os sintomas do câncer da pele?
É importante ficar atento a alguns sintomas na pele que podem significar o câncer:

1. Lesão na pele: como se fosse uma mancha, elevada e brilhante, de cor avermelhada, castanha ou até multicolorida, com crosta no centro e que pode sangrar com facilidade;
2. Pinta irregular: uma pinta preta ou castanha que muda sua cor, textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho;
3. Ferida que não cicatriza: uma mancha ou ferida que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento;
4. Nódulos: quando o câncer está no estágio avançado, você também pode perceber outros sinais, como: nódulos na pele, inchaço nos gânglios linfáticos, falta de ar ou tosse, dores abdominais e de cabeça.

Como funciona o tratamento?
Na maioria dos casos, o tratamento do câncer de pele consiste em cirurgia para a retirada do tumor. No caso do melanoma, muitas vezes além de cirurgia pode ser necessária a quimioterapia ou radioterapia, a depender do estágio em que se encontra a doença. No entanto, existem outras formas de tratar os casos de não melanoma, cuja escolha depende do estágio em que se encontra a doença. Quando diagnosticado em fases mais precoces, o quadro pode ser cuidado através de métodos não-cirúrgicos, como a terapia fotodinâmica e o uso de cremes quimioterápicos e imunomoduladores.
 
A proteção solar é essencial para a prevenção do câncer da pele

Agressivas no verão, as radiações solares penetram profundamente na pele e promovem alterações nas células. Evitar a exposição à radiação UV e manter a pele protegida é o melhor método de se prevenir contra o câncer, indica o Dr. Bernardo.

. Deve-se evitar a exposição solar nos horários de maior insolação: das 10h às 16h.
. É fundamental o uso frequente do fotoprotetor e de barreiras físicas, como roupas, bonés e chapéus.
. A hidratação - tanto interna quanto externa - também faz parte dessas medidas fotoprotetoras e deve ser feita a todo momento, principalmente em dias mais quentes.
 
A importância de observar suas pintas
Tenha atenção a pequenas feridas na pele que não cicatrizam e lesões tumorais eritematosas com aspecto brilhante na superfície.

Para saber mais e tirar suas dúvidas, procure um dermatologista. A clínica Derm Way está localizada na Rua Princesa Isabel, 245, Centro em Sete Lagoas e atende de Segunda a Quinta de 08 às 17:30h e Sexta de 8h às 17h. Telefone para contato: (31) 3773 1234.

imagem

Veja Mais