Saúde Neurológica

Dislexia

24/06/22 - 11:38

Foto: espacoaprendercpp.com.br
Foto: espacoaprendercpp.com.br

Por Dra. Soraia Moura Goulart

Transtorno genético e hereditário da linguagem, de origem neurobiológica caracterizado pela dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente da palavra, na habilidade e decodificação e em soletração. Essas dificuldades normalmente resultam de um déficit no componente fonológico da linguagem e são inesperadas em relação à idade e outras habilidades cognitivas. (Definição adotada pela IDA – International Dyslexia Association, em 2002. Essa também é a definição usada pelo National Institute of Child Health and Human Development – NICHD).

Segundo a Associação Brasileira de Dislexia (ABD) a dislexia está presente entre 5% e 17% da população mundial.
Considerada um Transtorno Específico de Aprendizagem porque seus sinais / sintomas podem afetar o desempenho acadêmico do estudante sem que haja outra desordem associada (neurológica, sensorial ou motora) que justifique as dificuldades observadas.  

Como identificar?

Pré –escolar:
•Dispersão
•Atraso no desenvolvimento da fala e da linguagem
•Dificuldades de aprender rimas e canções
•Pouco interesse em livros impressos 

Idade escolar:
•Dificuldade na aquisição da leitura e escrita
•Pouco conhecimento sobre rima e aliteração (sons iguais no início das palavras)
•Dispersão e desatenção
•Dificuldade em copiar palavras de livros e da lousa 
•Em ler rápido e escrever 
•Dificuldade em compreender textos 
•Pouco vocabulário, com sentenças curtas e imaturas ou longas e vagas 
 

Fatores de risco: Histórico familiar. 

O diagnóstico
Equipe multidisciplinar formada pelo neuropediatra juntamente com fonoaudiólogo, neuropsicólogo/ psicólogo, neuropsicopedagogo/ psicopedagogo.

A equipe multidisciplinar é importante para descartar a ocorrências de outras desordem como:  deficiências visuais e auditivas, escolarização inadequada, distúrbios emocionais e socioeconômicos que possam também interferir na aprendizagem. 

O diagnóstico precoce e a aplicação de atividades específicas são essenciais para menor defasagem escolar e os impactos emocionai na vida da criança com dislexia.

Tratamento:

Embora não haja cura. Consiste no suporte precoce com a equipe multidisciplinar permite criar estratégias para superar as dificuldades no mecanismo da leitura, da expressão escrita ou da matemática, além dos possíveis distúrbios emocionais associados como baixa-autoestima, bullying e atitudes depressivas. 

Por isso o diagnóstico e tratamento precoce permitirá o disléxico possibilidades de desenvolver as atividades acadêmicas/ graduação e que seja bem- sucedido ao longo de sua vida pessoal e profissional  

 

Dra. Soraia Moura Goulart

Membro da Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil
Preceptora de Neuropediatria da Residência
Médica de Pediatria do Hospital Mun. de Contagem
Instagram: @drasoraiagoulart
Facebook: consultoriodraSoraiaMouraGoulart
Consultórios:

Sete Lagoas , BH e Contagem : 4113-2045 / 99872-9751

Veja Mais