Atenção! A campanha de vacinação contra a gripe e sarampo termina na próxima semana em Sete Lagoas

15/06/22 - 10:45

Por Roberta Lanza


Terminam no dia 24 de junho as campanhas de vacinação contra a gripe e o sarampo para grupos prioritários. Podem receber a vacina contra a gripe idosos acima de 60 anos; trabalhadores da saúde; crianças de 6 meses a 5 anos incompletos; gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades ou com deficiência permanente; integrantes das forças de segurança; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo; funcionários e população do sistema prisional. Já o público alvo para a vacinação contra o sarampo são crianças de 6 meses a menores de 5 anos e trabalhadores da área da saúde.


Em Sete Lagoas, as doses estão disponíveis nas 19 salas de vacinação do município: nos Centros de Saúde Santa Luzia, Santo Antônio, Várzea, São João, Orozimbo Macedo, Manoa, Montreal e Progresso; nas UBS Cidade de Deus, Luxemburgo e Belo Vale e nos ESF CDI 1, Catarina, Esperança, Eldorado, Alvorada, Fazenda Velha e Barreiro.

O horário de atendimento é de 8h às 16h30 e os documentos necessários para a vacinação contra a gripe são: identidade com foto (idosos), certidão de nascimento (crianças), comprovante da comorbidade ou deficiência, comprovante de vínculo empregatício na área (categorias profissionais) e comprovante de condição de grávida ou puérpera até 45 dias. Para se vacinar contra o sarampo é necessário levar o Cartão Vacinal, CPF ou Cartão SUS.


SOBRE A GRIPE E O SARAMPO:
A gripe é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. Ela é provocada pelo vírus da influenza e tem grande potencial de transmissão. O vírus se propaga facilmente, levando a casos leves, mas, também, a casos graves, que aumentam as taxas de hospitalização e provocam a morte de pessoas mais vulneráveis à doença.


A vacinação é a forma mais eficaz de prevenir a gripe e proteger as pessoas com maior risco de desenvolver complicações. A vacina é segura, evita casos graves e óbitos por gripe.


O sarampo é uma doença viral aguda altamente transmissível que pode apresentar complicações, principalmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade, e que compromete a resistência do hospedeiro, facilitando a ocorrência de superinfecção viral ou bacteriana.


Cerca de 30% dos casos de sarampo podem cursar com uma ou mais complicações. A continuidade da febre por 3 dias ou mais após o aparecimento do exantema é um sinal de alerta, podendo indicar a presença de complicações. As mais comuns são: infecções respiratórias, desnutrição, doenças diarreicas e complicações neurológicas.
 

Veja Mais