Massa de ar frio polar chega em Minas Gerais e temperaturas são estáveis, porém mais baixas

Nessa época do ano, ainda com o vírus da Covid-19 circulando, é preciso aumentar ainda mais a atenção aos cuidados com a higiene para evitar a disseminação de doenças, principalmente as respiratórias

14/06/22 - 09:15

Foto: Átila Kassius
Foto: Átila Kassius


Nesta terça-feira (14), as condições meteorológicas são favoráveis ao tempo estável e temperatura baixa em todas as regiões do estado de Minas Gerais, por causa da presença da massa de ar frio polar.


De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INM) há condições para formação de geadas em pontos isolados do Sul e Campo das Vertentes na próxima madrugada. A temperatura máxima prevista é de 30ºC no Norte e Noroeste mineiro. Nevoeiros são previstos na faixa Leste do estado e devem prejudicar a visibilidade nas primeiras horas do dia.

Em Sete Lagoas, durante a madrugada desta terça-feira, a temperatura caiu bastante, chegando a 8°. De acordo com o Climatempo, a previsão é de que durante o dia a temperatura aumente gradativamente, chegando aos 25°. Os ventos devem atingir 26km/h e a umidade do ar deve oscilar entre 31% e 58%.  Durante a semana não deve ser diferente. As temperaturas não devem ser tão baixas durante as madrugadas, devendo variar ao longo do dia de 12° a 30°. 

Porém, o alerta é para os cuidados quanto a gripes e resfriados: o inverno ainda não chegou, mas é preciso aumentar ainda mais a atenção aos cuidados com a higiene para evitar a disseminação de doenças, principalmente as respiratórias. Nessa época de outono, inverno, para se proteger do frio, as pessoas tendem a ficar em locais fechados, sem ventilação, aumentando as chances de infecção por vírus. 

No entanto, existem outros tipos de doenças atreladas diretamente a questão climática e a ambientes mais secos que não estão relacionadas a infecções virais como, por exemplo, asma, rinite e outras alergias respiratórias. Neste caso, o tempo frio interfere e essa mudança climática pode desencadear crises dessas doenças, mas não há transmissão de pessoa para pessoa.

A prevenção é a melhor forma de combater doenças relacionadas ao frio. Portanto, é importante manter sempre os ambientes adequadamente ventilados, com presença do sol, isso ajuda a inativar os vírus respiratórios.

Cuidados individuais também são importantes como:

Lavar as mãos com frequência;
Utilizar lenço descartável ao tossir, espirrar ou assoar o nariz;
Cobrir a boca e o nariz com o antebraço quando espirrar ou tossir;
Evitar tocar os olhos, nariz e boca;
Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
Ter uma alimentação balanceada ingerindo bastante água;
Usar máscara sempre que sair de casa;
Evitar aglomerações e ambientes fechados;
Evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas;
Evitar contato com pessoas imunodeprimidas; não sair de casa se apresentar qualquer sinal ou sintoma. 

A verdade é que essas doenças infecciosas como gripe e covid-19, podem causar uma série de sinais e sintomas, desde os mais leves como coriza e mal estar momentâneo, até quadros extremamente graves que precisam de internação, podendo levar à morte. Por isso, sempre que houver dúvidas, a persistência de sintomas ou, ainda, a evolução para quadros graves há a necessidade de procurar atendimento médico.

O serviço de saúde deve ser procurado imediatamente caso o paciente apresente: dificuldade para respirar, lábios com coloração azulada ou roxeada, dor ou pressão abdominal ou no peito, tontura ou vertigem, vômito persistente, convulsão.
 

imagem

 

imagem

Veja Mais