Morre bebê de apenas sete meses, vítima da Covid em Sete Lagoas

12/01/22 - 19:02

Criança estava internada no Hospital Nossa Senhora das Graças. Foto: Assessoria HNSG
Criança estava internada no Hospital Nossa Senhora das Graças. Foto: Assessoria HNSG

Morreu na tarde desta quarta-feira (12), por volta de 15h, uma bebê de apenas sete meses no Hospital Nossa Senhora das Graças, em Sete Lagoas, vítima da Covid-19. Hoje completavam oito dias que a criança estava hospitalizada. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Dr. Flávio Pimenta, a bebê deu entrada na unidade de saúde em estado grave e testou positivo para a doença. 

Porém, apesar de ligeira melhora, o quadro de saúde da criança piorou e evolui para falência múltipla dos órgãos, vindo a falecer. Sob forte comoção de familiares, não foi realizado velório e a bebê foi sepultada no Cemitério Santa Helena. Esta é a vítima fatal mais nova registrada até então em Sete Lagoas.

BOLETIM COVID
Sete Lagoas chega nesta quarta a 24.342 contaminações com a confirmação de mais 132 casos: 76 mulheres e 56 homens. Depois de um mês sem óbitos por Covid na cidade, uma mulher de 94 anos positivada deu entrada na UPA no último dia 9 de janeiro, mas não resistiu e faleceu. Com a morte da bebê de sete meses na tarde de hoje, são 618 óbitos desde o início da pandemia.

São 1.797 pessoas sendo monitoradas pela Secretaria Municipal de Saúde, 262 delas em isolamento domiciliar, e 9.910 que já tiveram esse acompanhamento concluído. São 52.053 testes negativos até o momento e 23.459 pessoas recuperadas.

Cinco pacientes estão internados em UTI (três de Sete Lagoas, um de Belo Horizonte e um de Santana do Riacho) e três em enfermaria, todos de Sete Lagoas. A taxa de ocupação de leitos UTI Covid (SUS e particular) subiu hoje para 38,4%. Levando em conta apenas os leitos do SUS, a ocupação se mantém em 20%.

VACINAÇÃO
A Prefeitura de Sete Lagoas anuncia mais um cronograma de vacinação da Dose de Reforço para quem tomou a 2ª dose há mais de quatro meses, desta vez, específico para a comunidade surda, com apoio de tradução em libras. Será nesta sexta-feira, 14 de janeiro, de 09h às 16h, no Cerest - R. Paulo Frontin, 254, Centro. Documentos: comprovante de 2ª dose, cartão SUS ou CPF.

Nesta quinta, 13, de 09h às 16h, tem dose de reforço da Janssen para quem tomou a 1ª dose da vacina, na Faculdade UNA - Av. Sec. Divino Padrão, 1.411, bairro Santo Antônio. Documentos: comprovante de 1ª dose da Janssen, cartão do SUS ou CPF. Também neste dia tem mutirão de digitalização das doses da vacina contra a Covid-19 no sistema Conecte-SUS. Quem já tomou as duas doses da vacina há mais de 30 dias ou precise viajar ou ir a um evento que exija o comprovante do Conecte-SUS e ainda não teve suas doses cadastradas no sistema deve procurar a Faculdade UNA com os comprovantes de papel e o CPF para agilizar a digitalização dos dados.

As unidades de saúde com sala de vacinação aplicam todas as doses de Pfizer (1ª, 2ª e 3ª doses) até 14 de janeiro, de 09h às 16h, com a 1ª dose para quem ainda não tomou nenhuma dose, a 2ª dose para quem tem mais de 21 dias de 1ª dose e a 3ª dose para quem tem mais de quatro meses da 2ª dose. Locais: Centros de Saúde Manoa, São João, Progresso, Montreal, Várzea, Santo Antônio e Santa Luzia; UBS Cidade de Deus, Luxemburgo, Belo Vale e Orozimbo Macedo; e ESFs Catarina, CDI I, Itapuã II, Esperança, Fazenda Velha, Barreiro, Eldorado e Alvorada.

Documentos:
1ª dose: identidade com foto, comprovante de endereço em nome da pessoa ou responsável legal (em caso de menor de idade), carteira de vacinação, cartão do SUS ou CPF.
2ª dose: comprovante de 1ª dose da Pfizer, cartão do SUS ou CPF.
3ª dose: comprovante de 2ª dose de qualquer vacina (exceto Janssen), cartão do SUS ou CPF.

Veja Mais