Secretária de Educação avalia retorno às aulas presenciais, até o momento, em Sete Lagoas

13/08/21 - 17:09

A secretária municipal de Educação, Esportes e Cultura, Roselene Alves Teixeira
A secretária municipal de Educação, Esportes e Cultura, Roselene Alves Teixeira

Celso Martinelli

Em entrevista concedida ao SETE DIAS, a secretária municipal de Educação, Esportes e Cultura, Roselene Alves Teixeira, faz um balanço do retorno às presenciais até o momento na cidade. Atualmente, Sete Lagoas conta com 15 mil alunos, somente na rede pública, nas modalidades berçário, maternal I, maternal II, maternal III, 1º período, 2º período, 1º ao 5º ano, 6º ao 9º ano, EJA anos iniciais e EJA anos finais.

Além disso, a cidade Lagoas tem hoje (conforme dados do Sistema Único de Saúde – SUS) 46.431 crianças e adolescentes entre 4 e 19 anos aguardando o retorno das aulas presenciais nas redes municipal, estadual ou particular de ensino. 

A programação para o retorno às aulas presenciais continua: dia 16/08 (segunda) - rede pública (Fundamental I - 1º ao 5º ano) e EJA (anos iniciais); dia 23 de agosto: rede pública (Educação Infantil - 4 e 5 anos, Fundamental II - 6º ao 9º ano e EJA, anos finais). E, por fim, voltarão por último, no dia 30 de agosto crianças da educação infantil, de 0 a 3 anos de idade, tanto na rede pública como particular.

Confira entrevista:

Qual balanço faz até o momento do retorno às aulas presenciais?
O balanço é de volta gradual e segura de acordo com as legislações vigentes que se fundamentam nos Decretos e Portarias a seguir: 
Decreto nº 6.582 de 09 de julho de 2021 - Dispõe sobre a reclassificação de fase do programa minas consciente estabelecida para macrorregião central do estado de minas gerais, conforme deliberação do comitê extraordinário COVID-19 nº 168, de 08 de julho de 2021, e revoga o decreto nº 6.532, de 30 de abril de 2021, e alterações posteriores.
Decreto 6.583 de 09 de julho de 2021 - Dispõe sobre o retorno gradual das atividades presenciais na rede de ensino de Sete Lagoas. Portaria SMEEC nº 300 de 14 de julho de 2021 - Institui o ensino híbrido como modelo educacional no sistema municipal de ensino de Sete Lagoas/MG, durante o período de pandemia do coronavírus (Covid-19), para o cumprimento da carga horária obrigatória e revoga dispositivos da portaria SME nº 252/2020 e suas alterações; e revoga dispositivos da portaria nº 270 e suas alterações SMEEC/SL.
Portaria SMEEC/SL nº302 de 28 de julho de 2021 - estabelecer protocolo pedagógico do ensino híbrido no contexto da pandemia, a ser adotado pelo sistema municipal de ensino de Sete Lagoas/MG.

Como está a expectativa para a próxima semana, quando boa parte de estudantes das escolas municipais também retornaram? 
As expectativas são boas, todas as ações para a volta às aulas foram feitas, através de legislações (decretos e portarias) vigentes que fundamentam e orientam todas as escolas municipais. As escolas municipais passaram por adequações e estão recebendo a visita da vigilância sanitária para vistorias.  As escolas municipais foram orientadas, direcionadas e organizadas através de legislações para nortear as diretrizes de volta às aulas no município de Sete Lagoas, sendo:
Decreto nº 6.582 de 09 de julho de 2021 - Dispõe sobre a reclassificação de fase do programa minas consciente estabelecida para macrorregião central do estado de minas gerais, conforme deliberação do comitê extraordinário COVID-19 nº 168, de 08 de julho de 2021, e revoga o decreto nº 6.532, de 30 de abril de 2021, e alterações posteriores.
Decreto 6.583 de 09 de julho de 2021 - Dispõe sobre o retorno gradual das atividades presenciais na rede de ensino de Sete Lagoas.
Portaria SMEEC nº 300 de 14 de julho de 2021 - Institui o ensino híbrido como modelo educacional no sistema municipal de ensino de Sete Lagoas/MG, durante o período de pandemia do coronavírus (covid-19), para o cumprimento da carga horária obrigatória e revoga dispositivos da portaria SME nº 252/2020 e suas alterações; e revoga dispositivos da portaria nº 270 e suas alterações SMEEC/SL.
Portaria SMEEC/SL nº302 de 28  de julho de 2021 - estabelecer protocolo pedagógico do ensino híbrido no contexto da pandemia, a ser adotado pelo sistema municipal de ensino de Sete Lagoas/MG.
A Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Cultura realizou a compra dos seguintes itens:  máscaras, álcool gel, papel toalha, dispenser de pedal; sabonete líquido e kit’s higiênicos para os alunos da educação infantil. As escolas municipais receberam verba do PDDE COVID para aquisição de equipamentos de proteção. Uma necessidade do poder público municipal é garantir o perfeito funcionamento de suas escolas.Há alguns meses a Secretaria Municipal de Educação já prepara suas escolas para receber os alunos. Além disso, também está garantido o transporte escolar gratuito e todo o programa nutricional da merenda.

Fale sobre o protocolo que está sendo seguido em Sete Lagoas.
O protocolo do programa Minas Consciente exige regras de distanciamento e de higienização. A capacidade das salas será de 30% e a distância entre as carteiras deve ser de 1,5m. As escolas deverão disponibilizar equipamentos de proteção e produtos de higiene para alunos, professores e funcionários, como dispenser com sabonete líquido, álcool em gel, máscaras reutilizáveis, copos descartáveis, papel toalha, luvas e lixeiras com tampa e pedal.
Está determinada também a adoção das regras estabelecidas no Protocolo Sanitário de retorno às atividades escolares presenciais, bem como a elaboração do Plano Individual da Instituição de Ensino (PIIE), por todas as instituições de ensino da rede pública e privada, com estratégias de retomada segura.
A Prefeitura através da Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Cultura conjuntamente com a Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Sanitária realizou nesta terça-feira, 03 de agosto, a live “Retorno gradual e seguro das aulas presenciais” para informar à comunidade escolar sobre as medidas de biossegurança a serem adotados por todos ao retornarem às atividades escolares presenciais.

Alguma situação que mais preocupa?
A situação que mais preocupa é a segurança dos alunos, professores e profissionais da Educação, seguindo todos os tramites de higienização, organização e distanciamento para Educação de qualidade e segura.

Veja Mais