Astronomia e Ciências

A saga da missão Inspiration4, que levou quatro cidadãos comuns a orbitar a Terra por três dias

10/11/21 - 15:02

Os tripulantes passaram por um treinamento de seis meses que simulou algumas condições do espaço e situações que a tripulação poderia enfrentar.
Os tripulantes passaram por um treinamento de seis meses que simulou algumas condições do espaço e situações que a tripulação poderia enfrentar.

Por Nerd aos 50

Mário Fontana*

Olá Apaixonados pela ciência, bem vindo a sua dose semanal de astronomia!

Após vários meses de preparação, a missão Inspiration4 organizada pela SpaceX partiu do Kennedy Space Center na Flórida para uma viagem histórica de três dias. Desde o início da exploração espacial tripulada em 1961, pela primeira vez, os seres humanos realizaram missões em órbita terrestre sem o uso de recursos públicos ou o envolvimento de órgãos governamentais. A nave Crew Dragon Resilience decolou do local de lançamento 39A em um foguete Falcon 9 às 21:02 GMT de 15 de setembro de 2021. Nove minutos após o lançamento, o primeiro estágio do foguete voltou à Terra e pousou na balsa autônoma na costa da Flórida.

Enquanto o primeiro estágio do foguete retorna, a espaçonave e sua tripulação continuam sua jornada rumo a órbita da Terra. Doze minutos após o lançamento, Resilience separou-se do segundo estágio, e logo após uma cúpula de vidro que foi instalada especialmente para essa missão em substituição ao mecanismos de atracamento que existiam da Crew Dragon (Nave original que leva os astronautas a ISS), foi aberta.

A tripulação foi composta por quatro pessoas, o bilionário americano Jared Isaacman que comprou e pagou a space-x pela viagem, ele uso a viagem como parte de sua campanha de ajuda ao Saint. Jude Children’s Research Hospital, em Memphis, noTennessee, EUA, que trata o câncer infantil. Por isso, o segundo membro da tripulação especialmente convidada por Jared, a enfermeira Hayley Arceneaux, foi curada de um câncer neste hospital quando criança e hoje trabalha na instituição.Os outros dois membros ganharam a viagem por participar de um sorteio devido as doações feitas em prol do Hospital, o engenheiro aeroespacial Chris Sembroski e o geólogo West Dr. Sian Proctor (Dr. Sian Proctor). Eles passaram por um treinamento de 6 meses que simulou algumas condições do espaço e situações que a tripulação poderia enfrentar.

O Inspiration4 estabeleceu vários recordes, dentre eles atingiu uma altitude de 590km da Terra além da altura da Estação Espacial Internacional (420 quilômetros) e do Telescópio Espacial Hubble (540 quilômetros). O voo levou o primeiro PCD ao espaço, a Enfermeira Hayley Arceneaux, que usa próteses nas pernas além de também ser a mais jovem mulher a ir ao espaço.

A missão durou de três dias, a Crew Dragon orbitou a Terra a uma velocidade de mais de 28 mil quilômetros por hora e viu o sol nascer e se pôr 15 vezes por dia. No dia 18 de setembro, foi feita uma transmissão ao vivo de cerca de 10 minutos de dentro da cápsula com os tripulantes falando um pouco sobre a viagem, mostrando alguns detalhes da cápsula e ainda falando sobre os experimentos científicos desta missão, que embora fosse civil, tinha fins de estudar algumas reações do corpo humano no espaço.

Em 19 de setembro de 2021 a saga da Inspiration 4 chega a um fim brilhante com o sucesso completo do retorno da Crew dragou a Terra, Em primeiro a parte de baixo da Crew Dragon é ejetada, ficando apenas a parte de baixo dela, a seguir ela gira e faz uma queima de combustível para o de-orbit que é para retira-la da sua órbita e encaminha-la para a reentrada da Terra. A tampa da cúpula de vidro se fecha e finalmente a cápsula faz a sua reentrada na atmosfera, um tempo depois os paraquedas se abrem culminando com o splashdown, que é a queda da nave no oceano. Durante a reentrada da cápsula os astronautas são submetidos a cerca de 7g de gravidade.

A cápsula após sua queda no oceano é içada e resgatada do mar com os tripulantes ainda em seu interior. Finalmente a escotilha é aberta pelo lado de fora, e os novos astronautas deixam a nave comemorando o sucesso da missão.

A Missão Inspiration 4 fez história e inaugurou oficialmente o turismo espacial A cápsula é içada e resgatada do mar com os tripulantes ainda em seu interior. Finalmente os novos astronautas deixam a cápsula!!! E a história foi escrita diante dos nossos olhos.

* Meu nome é Mário Fontana, sou criador do Canal Nerd aos 50, no youtube, se você quer aprender conceitos básicos de astronomia e saber tudo que acontece no universo, venha visitar o canal.

Nerd aos 50

Mário Fontana, criador do Canal Nerd aos 50, no Youtube. Aprenda conceitos básicos de astronomia e saiba de tudo que acontece no universo. Visite o canal.