Artigo

Caneca Sincera - Cold Brew

13/12/21 - 16:38

Crédito: @CanecaSincera
Crédito: @CanecaSincera

Por Gastronomia - Caneca Sincera

Janine Avelar e Jussara Paim
Caneca Sincera

Hoje iniciamos mais uma série especial para contar curiosidades sobre o café e toda sua cadeia produtiva. Vamos começar falando do Cold Brew.

Essa bebida, que ainda é novidade para muitas pessoas, nada mais é que um café de extração a frio. Ou seja, ele é “passado” com água fria. Mas, produzi-lo não é tão simples assim, pois o processo é longo. Acontece que a água fria não ressalta os sabores e aromas do café da mesma forma que a água quente. Por isso, o café é deixado em contato com a água durante um período que pode variar entre 12 a 18 horas.

A temperatura ambiente (ou ligeiramente mais fria) e o longo contato com a água fazem com que alguns compostos de sabor e a cafeína sejam extraídos, mas diversos óleos amargos e ácidos indesejáveis sejam deixados para trás. O resultado é um sabor incrível, com doçura e acidez perfeitas, para os amantes do café!

E para quem não bebe café por ser uma bebida muito forte para o estômago, a novidade é que o cold, por ser mais leve, não agride os estômagos mais sensíveis! 

Na foto está o Cold Brew do @cafetorrido saborizado com limão, que traz muita refrescância à bebida. Perfeito para um dia quente. Aliás, essa bebida é bem versátil e possibilita a criação de ótimos drinks. Nesse drink utilizamos água tônica para acompanhar o Cold, mas você pode usar e abusar da criatividade e preparar bebidas deliciosas!

E vocês, já provaram?

Saiba mais:
Instagram @canecasincera
Facebook @canecasincera
Site https://canecasincera.wixsite.com/

Gastronomia - Caneca Sincera

Caneca Sincera
O @CanecaSincera é um hub digital que conecta apreciadores do café e seu ecossistema, promovendo experiências gastronômicas, turísticas e culturais. Janine Avelar é sete-lagoana, apaixonada por cafés, cafeterias, lugares, viagens e pessoas! Atua nos segmentos de cultura e comunicação há mais de 20 anos.

Veja Mais