Artigo

Viva São João!!!

Confira o mais novo artigo da Caneca Sincera

15/06/22 - 15:06

@canecasincera
@canecasincera

Por Gastronomia - Caneca Sincera

Janine Avelar

Anarriê! Chegou junho e as suas maravilhosas festas e receitas! Aqui no Caneca Sincera amamos esse período festivo. E vamos começar de receita!

Hoje tem receita de Quindim de Iaiá, a versão brasileira desse doce nascido em Portugal, preparada pela canequinha colaboradora @danielawendy.

Vocês conhecem a história do Quindim de Iaiá? Ele nasce da adaptação de um doce português, feito com as gemas dos ovos, no caso as claras, que eram usadas para engomar roupas. O doce original usava em sua receita amêndoas, muito abundantes nas terras além mar. 

Quando os portugueses vieram para o Brasil trouxeram as receitas na bagagem, mas, muitas vezes, tiveram que adaptar alguns ingredientes. 

As escravas que trabalhavam nas casas grandes se depararam com a falta das amêndoas e usaram toda a criatividade, começando a utilizar o coco, ingrediente farto aqui no país. Aí então rebatizaram o doce com o nome de Quindim, que significa encanto ou dengo, uma alusão ao fato de ser delicado. 

Vamos aos ingredientes:
- 20g de manteiga sem sal
- 20g de coco ralado
- 20g de leite de coco
- 110g de açúcar refinado
- 140g de gemas
- Manteiga e açúcar cristal para untar as forminhas

Modo de preparo:
Pré-aqueça o forno a 110º, unte as forminhas com manteiga e polvilhe o açúcar. 
Peneire as gemas (para tirar aquela película) e junte os demais ingredientes. Misture com um fuet até homogeneizar. Coloque nas forminhas e asse em banho maria à 170º, por 50 minutos. 
Espere corar e retire do forno. Desinforme ainda morno.

Passe um café especial e aproveite para se deliciar com esse maravilhoso doce!

Conta pra gente aqui nos comentários qual ou quais as suas comidas das festas juninas!

Saiba mais:
Instagram @canecasincera
Facebook @canecasincera
Site canecasincera.wixsite.com/website

Gastronomia - Caneca Sincera

Caneca Sincera
O @CanecaSincera é um hub digital que conecta apreciadores do café e seu ecossistema, promovendo experiências gastronômicas, turísticas e culturais. Janine Avelar é sete-lagoana, apaixonada por cafés, cafeterias, lugares, viagens e pessoas! Atua nos segmentos de cultura e comunicação há mais de 20 anos.

Veja Mais