Dia Internacional do Yoga será comemorado pela primeira vez em Sete Lagoas neste domingo

24/06/17 - 20:40

Várias cidades do mundo celebram a data em espaços públicos.
Várias cidades do mundo celebram a data em espaços públicos.

 

O dia 21 de junho foi oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Internacional do Yoga, reconhecendo que o Yoga proporciona uma abordagem holística da saúde e bem-estar e que uma maior conscientização sobre os benefícios de sua prática seria benéfica para a saúde da população mundial. Para comemorar, a ONU e o governo da Índia realizam eventos abertos em várias partes do mundo que incluem aulas de Yoga e práticas livres em espaços públicos, além de palestras sobre o tema, ajudando a difundir essa prática milenar.

 

Sete Lagoas

Pela primeira vez será comemorado o Dia Internacional do Yoga em Sete Lagoas em um evento intitulado "Yoga ao alcance de todos" neste domingo, 25, de 09h as 12h, na Praça Dom Carlos Carmelo Mota (Praça da Feirinha) próximo ao antigo ginásio coberto. O evento vem sendo cuidadosamente organizado pelas professoras Amália de Castro, Ana Paula Fonseca, Sabrina Menezes e Solange Cotta, para proporcionar uma manhã agradável e revitalizante aos participantes. O evento contará também com a participação especial da professora sete-lagoana de Yoga Ângela Campelo, que há mais de 21 anos atua em Belo Horizonte, e também da professora Marta Serreti, grande estudiosa do Yoga há mais de 35 anos.

 

"Fica o convite para quem tem interesse em participar, devendo cada um levar um tapetinho de Yoga, toalha/canga de praia ou manta e uma almofada para as práticas", convida a professora Amália de Castro, uma das organizadoras do evento. Na ocasião, serão arrecadados copos descartáveis, papel toalha e guardanapos para a APAE de Sete Lagoas.

 

O que é

Segundo a professora, é um grande equívoco considerar que o Yoga é uma ginástica, atividade física ou uma série de alongamentos. "O objetivo do Yoga é a evolução integral do homem e o alcance de absoluta liberdade e felicidade", explica. A proposta do Yoga é o autoconhecimento objetivando atingir a libertação do ser, conforme comenta Amália de Castro. 

 

"Nossa parte física não pode ser deixada de lado, pois o corpo é o nosso suporte material, o nosso veículo, é ele o nosso instrumento de interação com o mundo. Para isso, se utilizam posturas associadas ao controle da respiração, além de outras práticas importantes", revela. Ela exemplifica ainda outros benefícios como a colaboração em processos terapêuticos, para aliviar dores nas costas, melhorar o desempenho de atletas, preparar gestantes para o parto e melhorar a concentração de crianças hiperativas, "embora seu principal objetivo não seja este", completa.

 

Marcelo Sander

 

Veja Mais