O que pensam os candidatos a prefeito - parte 4

30/09/16 - 10:31

 

 

Propostas para o esporte, cultura, educação e meio ambiente. Estas foram as perguntas respondidas pelos candidatos a prefeito de Sete Lagoas, por meio de uma enquete elaborada pelo SETE DIAS. O jornal publicará paulatinamente as propostas dos candidatos para os mais diferentes setores até as próximas eleições. Com esta iniciativa o SETE DIAS contribui para que os eleitores possam conhecer melhor o pensamento de cada candidato e exercer o voto consciente.

 

Quais suas propostas para o Esporte?

 

MARCIO REINALDO

Uma providência que está em andamento e vamos concretizar é a construção do Centro Olímpico. Esse projeto já foi aprovado no Ministério dos Esportes e vamos buscar com toda garra estes recursos financeiros. Vamos manter o apoio ao esporte amador, revitalizar os campos de futebol e implementar a estrutura para vários esportes e atividades esportivas. Ainda temos o Mexa-se, um programa vinculado ao esporte e a saúde, que será melhorado e será ainda melhor. Vamos expandi-lo ainda mais. Já temos quase 40 núcleos e vamos chegar a 60 ou 70. Este é um pro-grama prioritário de minha administração.

 

LEONE MACIEL

O esporte além de lazer e diversão para todos, tem o poder de transformação pessoal e social. Vamos estimular o esporte como prática cotidiana em todas as etapas da vida, como forma de integração social e promoção da saúde. É fundamental implementar a gestão democrática do esporte, incluindo atletas, entidades esportivas e toda a sociedade civil organizada, na elaboração, gestão e avaliação da política municipal do esporte. Além de efetivar a melhoria e conservação dos espaços públicos para a prática esportiva.

 

EMILIO VASCONCELOS

Descentralizar. Acreditar no esporte de base, nas vocações e talentos existentes em todos os bairros. Apoiar as iniciativas populares como as escolinhas já existentes. Também incentivar o esporte dentro do nosso programa Escola Aberta e no Corpo & Alma que pretendo fazer novamente. Importante também será atenção ao esporte no currículo e na prática escolar. Também no turismo enxergamos o esporte como agente. Voo Livre e outros esportes radicais têm em Sete Lagoas as condições e o cenário perfeito, mas falta a prefeitura fazer a sua parte.

 

ELSON COPAFER

Queremos criar escolinhas municipais gratuitas para o ensino das mais diversas atividades tais como futebol, vôlei, basquete e artes marciais. Para que no futuro tenhamos grandes campeões representando nossa cidade e nosso país, vinculando a participação nesses programas com o aproveitamento de boa média escolar, utilizando um modelo de sucesso em todo o mundo.

 

Quais suas propostas para a Cultura?

 

MARCIO REINALDO

Temos a meta de construir o Palácio da Cultura. É um projeto caro, mas temos que persegui-lo com muita força. O pré-projeto está pronto e estamos preparando o Projeto Executivo, se Deus quiser teremos o apoio da iniciativa privada e do Ministério da Cultura para esta realização. No mais, continuaremos apoiando as atividades culturais e promovendo eventos. Esta também foi uma marca forte de meu governo.

 

LEONE MACIEL

A cultura é a história de um povo, por isso é importante preservá-la. É fundamental a elaboração do Plano Municipal de Cultura, com a participação dos segmentos culturais e a sociedade organizada, para instituir as políticas necessárias que busquem valorizar a cultura local. É fundamental definir uma política de conservação e valorização do Patrimônio Histórico Cultural e das diversas expressões e manifestações culturais de Sete Lagoas. Em nosso plano de governo também consta a organização de circuitos culturais na cidade, garantindo o atendimento a todos os bairros.

 

EMILIO VASCONCELOS

Aqui também é acreditar e incentivar a cultura de base. Definir uma grande e permanente política pública de cultura, incentivando e apoiando mais uma vez as iniciativas populares, novas como o Ovorini e tradicionais como o congado e as quadrilhas. Também buscar parcerias permanentes e temporárias para a utilização e funcionamento das estruturas que já temos como o Casarão e os museus. Cito como exemplo a família Brennand que tem exemplar museu em Recife. Aqui também temos que enxergar o turismo como agente multiplicador e fomentador.

 

ELSON COPAFER

É inaceitável Sete Lagoas não ser rota de festivais de grande porte. Nossa meta é colocar Sete Lagoas na agenda de grandes festivais nacionais tais como os de cinema e música.

 

Quais suas propostas para a Educação?

 

MARCIO REINALDO

Temos que continuar no ritmo que está. Acredito que a implantação do Colégio Tiradentes será uma realidade. Estamos tomando várias providências para que isso aconteça. A Polícia Militar quer o envolvimento total da Prefeitura nesta empreitada, sou favorável e futuramente também serei a este projeto. Ainda teremos a Faculdade de Medicina, uma conquista que chegou em minha administração. Todas as escolas estarão adequadas para receber os alunos a altura. Vamos construir novas escolas para que conti-nuemos neste ótimo patamar. No ensino profissionalizante vamos avançar muito não só na Escola Técnica, mas também a Fundação Zerrenner e o Sesi.

 

LEONE MACIEL

Para garantir o acesso à Educação, iremos articular permanentemente com a União e o Governo Estadual. Reestruturar o órgão gestor da educação, valorizando a participação dos trabalhadores da área. Vamos democratizar e fortalecer o sistema municipal de ensino e aos profissionais serão ofertadas capacitações de forma continuada. Construir, ampliar e melhorar as unidades de ensino garantindo conforto e segurança para os alunos, professores e demais profissionais. Ainda garantir o atendimento dos alunos com o fornecimento da merenda escolar, transporte, material didático adequado (incluindo material especial). Realizar essas e outras ações é o melhor caminho para aperfeiçoar cada vez mais a Educação.

 

EMILIO VASCONCELOS

Priorizar a obrigação constitucional do município que é a educação infantil, a pré-escola e o ensino fundamental. A idéia é termos uma educação realmente de qualidade. Alcançaremos isto entendendo que educação não é só um espaço fisico com profissionais lá dentro. Temos que ter uma equipe de profissionais mo-tivados e bem formados continuadamente. Teremos metas a serem cumpridas e o mérito premiado. No ensino médio será especial atenção à FUMEP para o  encaminhamento profissional dos formandos. Valorizar aí também o currículo e o mérito dos profissionais. E no ensino superior força política para finalmente implantarmos a faculdade de Medicina.

 

ELSON COPAFER

É de suma importância uma grade diferenciada para nossas crianças e jovens. Pretendemos implementar música, teatro e dança nas escolas além de valorizarmos todos os funcionários, criando assim uma maior ligação das famílias com a escola.

 

Quais suas propostas para o Meio Ambiente?

 

MARCIO REINALDO

Temos que cuidar mais de nossas áreas verdes. Estamos dependendo da autorização da União para criar um parque próximo ao Terminal Urbano. Neste local existe uma grande área e teremos um belo parque com uma alameda significativa. Este tipo de projeto tem que se multiplicar pela cidade. Vamos melhorar muito este setor aliado, naturalmente, ao Turismo. O meio ambiente foi sempre uma preocupação. Em minha administração, por exemplo, criamos a Brigada da APA Santa Helena que tem trabalhando muito para evitar as queimadas que sempre destruíam um dos nossos principais cartões postais.

 

LEONE MACIEL

Com a participação de instituições ambientais e segmentos organizados, vamos definir a política e o Plano Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Buscaremos parcerias junto à União e Estado para a implementação das ações para a área. Viabilizar ações que fortaleçam hábitos e valores de preservação ambiental, incentivando o consumo de produtos ecologicamente corretos. Incentivaremos a parceria público-privada visando à revitalização paisagística e a manutenção dos espaços públicos, ainda, fortaleceremos o Conselho de Defesa do Meio Ambiente – Codema.

 

EMILIO VASCONCELOS

Entendemos que mais do que conciliá-lo com o turismo, este, o turismo, é que será o causador de uma maior conscientização e ação na preservação ambiental. Recuperação, com vocação específica das lagoas Vapabuçú e da Chácara. Reabertura, com incremento de sua utilização, do Parque da Cascata. E lógico, construção e operação da Estação de Tratamento de Esgotos, entendendo que não adianta termos a ETA se as atuais estações de bombeamento continuarem sem funcionar a contento lançando os esgotos diretamente em nossos córregos. Cuidar e limpar a ci-dade, afinal ela é o nosso meio ambiente.

 

ELSON COPAFER

Há 30 anos trabalho com reciclagem e não há uma mínima possibilidade do meio ambiente estar fora da minha gestão. Pretendo, diferente do que é feito hoje, onde o lixo é aterrado, reaproveitar e reciclar o lixo de toda cidade. Sem causar grandes transtornos a longo prazo ao meio ambiente.

 

Veja Mais