Saúde e Estética

As consequências dos exageros ao realizar procedimentos estéticos

22/09/23 - 10:25

Por Dr. Bernardo Teixeira

As obsessões exageradas por procedimentos estéticos podem causar grandes riscos à saúde. Lábios super volumosos, nariz arrebitado e afinado, sobrancelhas arqueadas, zero rugas… nos dias de hoje as pessoas estão se tornando avatares delas mesmas. A preocupação em exibir uma imagem “perfeita” faz com que busquem diversos tipos de procedimentos estéticos para atingir um determinado tipo de beleza. Mas, muitas das vezes, acabam pecando pelo excesso.


Um exemplo que o Dr. Bernardo cita é quando em um simples preenchimento labial, em que com o passar do tempo será necessário um retoque o paciente opta por colocar ainda mais preenchimento do que antes, com o risco de ficar com os lábios extremamente desproporcionais. O exagero nos procedimentos pode resultar em uma aparência artificial e sem personalidade!


É claro que todo mundo pode buscar o procedimento estético para retocar ou dar aquele “up” em algo que não o satisfaz. Mas é importante não exagerar, e escutar as recomendações de um profissional qualificado e especializado no assunto. Infelizmente, existem muitas pessoas sem competência técnica ou formação oferecendo esses serviços, em condições impróprias, bastante perigosas a valores mais atrativos. Em busca dessa perfeição, há quem se sujeite a esses procedimentos, colocando em risco a própria saúde. Por isso, é de extrema importância procurar um profissional qualificado: ele saberá o local correto de aplicação, a quantidade e qualidade do produto que deve ser utilizado, de forma a evitar reações adversas e deformações no rosto e corpo do paciente. Assim como a arte, a estética facial e corporal se baseia no conceito de que são pequenos detalhes e nuances que compõem um todo agradável ao olhar.
. O dermatologista busca manter a pele do paciente com aspecto mais jovem e com um embelezamento sutil, sempre respeitando as características individuais de cada pessoa.
. Casos de exageros estéticos com celebridades:
Muitas celebridades realizaram diversas técnicas, pois sentiam a necessidade de ficar ainda mais bonitas. Por conta disso, muitas delas foram acusadas de exagerar em seus procedimentos estéticos e recebem várias críticas de seus fãs e pessoas que as acompanham.


Realmente as redes sociais transformaram a forma que nós nos enxergamos e cada vez mais observamos pessoas insatisfeitas com a própria imagem, levando a quadros de baixa autoestima e até depressão. Porém, fica o questionamento: você realmente precisa se basear na beleza que as redes sociais impõem? Até onde a forma que você se vê está afetando a sua autoestima? Com os avanços tecnológicos, existem diversos procedimentos que ajudam a manter a naturalidade sem passar por esses riscos. A beleza também é uma questão de saúde, e com ela não se deve brincar.
Se você tem dúvidas em relação a algum procedimento estético, entre em contato conosco: A clinica DermWay está à disposição para sanar suas dúvidas. Telefone para contato: (31) 3773 1234. A clínica está localizada na Rua Princesa Isabel, 245, Centro em Sete Lagoas e atende de Segunda a Quinta de 08h às 17:30h e Sexta de 08h às 17h.
 

Dr. Bernardo Teixeira

Médico dermatologista e proprietário da Derm Way
Instagram: @drbernardoteixeira
Facebook: @drbernardodermatologista
www.dermway.com.br
Telefone: (31) 3774-0205 • 3773-1234
 

Veja Mais