Ponto de Vista – Você aprova a realização de eventos com veículos motorizados na Serra de Santa Helena?

Não
Os últimos eventos deste tipo, literalmente, dilaceraram  trilhas da Serra de um dia para outro, dano quase irreparável. Deixam (até ontem tinha) marcações do percurso durante anos, placas de pvc pintadas,  fitas vermelhas de TNT, penduradas nos arbustos,  no verde da serra. O percurso é longo.  O Plano de Manejo não contempla este tipo de evento em determinadas áreas. O poder público paga por estudos, pelo plano de manejo pensado por muitas pessoas competentes, define, planeja ações de preservação e, em algum momento dá a licença. O empresário faz o evento. A Serra sofre as consequências. Perdemos todos. Isso não é de hoje.

Max Tadeu
Frequentador da Serra

Não
Tem tantos eventos mais interessantes que poderiam ajudar na preservação ambiental da nossa Serra. Sou mais a favor dos que conscientizam a sociedade a melhorar e a preservar e manter o local mais puro e belo. Hoje em dia a natureza grita por ajuda e podemos associar nosso turismo com projetos mais mais comscientes. Acho que eventos com veículos só ajudariam a poluir e prejudicar mais.

Ana Paula Lanza
Designer Gráfica

Sim
Quero ressaltar que a nossa Serra de Santa Helena é um ponto turístico maravilhoso, que todos deveriam conhecer e aproveitar. É claro que precisamos respeitar a natureza e as leis ambientais, mas também não podemos deixar de levar a família e bons eventos para esse lugar tão especial. Apoio os eventos automotores na Serra, porque além de trazerem lazer e esporte, eles movimentam o comércio, hotéis e toda a economia da nossa cidade. É muito bom ver a Serra recebendo atividades que respeitam as regras e contribuem para manter vivo o turismo sustentável em Sete Lagoas.

Ramon Maremoto
Produtor de Eventos

Não

Acredito que nossas áreas de proteção já estão muito suprimidas, sobretudo pela expansão urbana e industrial. As atividades esportivas nessas áreas podem causar ainda mais degradação. Além de existirem outros locais aos quais esses eventos podem ser direcionados, as áreas de proteção tem grande potencial para o desenvolvimento de um turismo sustentável e em harmonia com a natureza, como é o caso do Parque da Cascata (ainda fechado), a rampa de voo livre e os eventos gastronômicos que já se consolidaram na Serra Santa Helena.

Jonatan Lopes 
Funcionário Público Estadual

Presidente do Instituto Coletivida

Não
Sou totalmente contrário à prática de esportes com automotores na Serra de Santa Helena. Além de causar grande impacto ao meio ambiente, sobretudo no que se refere aos processos de erosão, essa atividade coloca em risco a segurança dos pedestres que utilizam o espaço para caminhadas. É importante lembrar que a Serra é uma Área de Preservação Ambiental Permanente e deve ser respeitada e cuidada.

Júlio César
Associação Amamos Correr