
A Prefeitura protocolou, na última terça-feira, 23, na Câmara Municipal, o Projeto de Lei 890/2025 que propõe readequações na tabela tarifária do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). A matéria, simplesmente, muda o escalonamento que define a cobrança e beneficia clientes do comércio e da indústria que consomem menos.
NÃO É VALACE, É GOLPE
O gabinete de Caio Valace (PDT) denunciou que pessoas estariam utilizando o nome do vereador para praticar crimes. Os golpistas estariam visitando residências, se apresentando como representantes do parlamentar, oferecendo um suposto projeto social denominado “Minha Casa Sem Defeitos”. Tais pessoas têm solicitado que os cidadãos assinem contratos de prestação de serviços advocatícios e forneçam informações e documentos pessoais. “Caso sejam abordados, a orientação é que não abram a porta e denunciem a situação às autoridades competentes”, orienta um comunicado oficial do gabinete do vereador.
CONTRA O ALUGUEL
Eduardo Azeredo e mais três ex-governadores do Estado enviaram uma carta ao atual governador, Romeu Zema (Novo), se posicionando contra o aluguel do Palácio da Liberdade, para festas de casamento e outros eventos privados. Texto assinado por Azeredo (1995 a 1998), Aécio Neves (2003 a 2010), Antônio Anastasia (2011 a 2014) e Fernando Pimentel (2015 a 2018), nessa terça-feira (23/9).
TRADIÇÕES DE MINAS
O texto: “Tal deliberação, a nosso ver, macula as mais legítimas tradições de nossa história política, pois o símbolo máximo do Poder Público do Estado deixa a sua função essencial e se transforma em cenário de exibição de interesses privados. É fato que o Palácio da Liberdade já serviu de palco para diversas manifestações culturais, sociais e gastronômicas, mas todas elas de iniciativa oficial e com reconhecido caráter de interesse público. Em outras palavras, na prática, assistiremos à privatização do uso do Palácio, na contramão do simbolismo adquirido pela edificação ao longo da história, qual seja, o de representar, com altivez, a defesa dos valores de Minas”, dizem os ex-governadores.”
MEIA VOLTA
No mesmo dia em que recebeu a manifestação contrária dos ex-governadores, Zema decidiu revogar a portaria da Fundação Clóvis Salgado que autorizava o uso do espaço para eventos particulares.
IVECO GARANTIDA

O ex-governador Eduardo Azeredo enviou, com exclusividade ao SETE DIAS, essa foto e uma legenda, que marcam momento dos mais importantes da história da nossa região e da economia de Minas: “Nesta mesa foi revertida a decisão inicial da Fiat mundial em instalar a Iveco em Curitiba. Hoje o complexo automobilístico representa 30% da economia de Sete Lagoas, onde a empresa se instalou. A propósito da “privatização” dos Palácios das Mangabeiras e da Liberdade…”
INTIMIDAÇÃO E EXONERAÇÃO
A Câmara Municipal de Sete Lagoas anunciou na quarta-feira (24) a exoneração do servidor Gustavo Henrique Nascimento Paixão, acusado de tentar intimidar o profissional de imprensa Leandro Andrade, do Portal LA News. O ato foi publicado no Diário do Legislativo, após denúncia de que o servidor teria feito gestos obscenos do plenário em direção ao comunicador.
LIBERDADE DE IMPRENSA
Em nota oficial, para justificar a exoneração, a Mesa Diretora da Câmara reafirmou o compromisso com a liberdade de imprensa e repudiou “qualquer ato que atente contra esses valores”. O servidor envolvido no episódio não integra mais o quadro da instituição. O caso ocorreu durante reunião da última terça-feira (23).
PROTESTO NO LEGISLATIVO
O vereador Caio Valace (PDT) fez um protesto na última reunião da Câmara Municipal de Sete Lagoas ao não apresentar nenhuma matéria. Segundo ele, seus projetos estão sendo engavetados pelas Comissões do Legislativo. Valace lembrou ainda que, quando presidiu a Casa no ano passado, também pautava propostas da oposição, cobrando mais equilíbrio na condução dos trabalhos.
ANIVERSARIANTES
Dois personagens do mundo político comemoram aniversário esta semana. O ex-secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Edmundo Diniz, no dia 22, segunda-feira, e o ex-prefeito Duílio de Castro (PSB), na quarta-feira, dia 24. Ambos foram bastante saudados pelo vereador Marcelo Cooperseltta (Mobiliza) durante seu pronunciamento na última reunião do Legislativo e receberam diversas manifestações de felicitações em redes sociais.
RESTAURO DO MUSEU
Está em andamento a tão sonhada obra de reforma do Museu Histórico Municipal. Orçado em R$ 1.103.000,00, o projeto seguirá fielmente as características originais, incluindo a técnica de construção em pau a pique, piso de madeira e telhado de época, tudo com a devida aprovação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O imóvel foi interditado em 2023 por questões de segurança.
FIM DA ANISTIA
Termina na próxima terça-feira, 30, o prazo da anistia fiscal da Prefeitura de Sete Lagoas que concede 100% de desconto em juros e multas de débitos municipais. A iniciativa contempla dívidas relativas a diversos tributos municipais, como IPTU, ISSQN, ITBI autuado, taxas de fiscalização, taxas de coleta de resíduos, além de tarifas de água e esgoto do SAAE. O programa fica em vigor até o dia 30 de novembro, mas com descontos menores.
ALÔ CCZ
Nos últimos meses aumentou muito o número de cães vadios na região central de Sete Lagoas. Na manhã desta quinta-feira, 25, por exemplo, vários circulavam na região do CAT-JK, avenida Monsenhor Messias e Praça Tiradentes.